A ‘Fórmula 1 do mar’: conheça o Surfski, modalidade do Aloha Spirit

Por Redação

Conheça o Surfski, modalidade do Aloha Spirit - Go Outside
Foto: Fábio Mota

A etapa de Saquarema do Aloha Spirit está chegando e uma das modalidades mais esperadas é o Surfski. A “Fórmula 1 do mar” é rápida e promete muitas emoções no segundo dia do evento de esportes aquáticos que acontece entre os dias 19 e 21 de agosto na cidade fluminense.

+ Aloha Spirit de Saquarema terá estreia do surf em Canoa OC4

Como funciona o Surfski

A embarcação utilizada no Surfski tem bico achatado para reduzir atritos, formato longilíneo para oferecer maior estabilidade e é estreito e relativamente leve para favorecer a aceleração. O condutor guia sentado em um cockpit aberto, utiliza remos de pá dupla e necessita de enorme sincronia entre mente e braços para manobrar com precisão e rapidez.

No Aloha Spirit de Saquarema, serão realizadas duas provas de surfski, ambas no sábado, dia 20, com início às 13:10. A prova da categoria Amador terá um percurso de 5 km, enquanto o da categoria Pró será de 10 km. As disputas da modalidade acontecerão na lagoa, onde praticamente não há onda. E, além de liso, os percursos serão curtos, favorecendo os atletas que tiverem mais velocidade, como afirma o Coordenador do Surfski no Aloha Spirit, Dennis Simões.

Quem já está inscrita para encarar os 10Km da categoria Pró em Saquarema é Carmen Lucia da Silva, uma atleta-símbolo do Aloha Spirit, que conta nos dedos da mão as raras vezes em que esteve ausente do evento em mais de uma década. Vencedora das etapas de Ilhabela e Angra dos Reis em 2022, Carmen está na expectativa para encarar o percurso mais curto da prova de Saquarema, um fator que ao mesmo tempo a desafia e motiva.

“Sou da escola de corredores de aventura, que parecem que vão se fortalecendo com o passar dos dias de prova, e eu trouxe isso para a canoagem. Por isso, no meu caso, quanto maior a prova, maiores as minhas chances de um bom desempenho, devido às minhas características de ser uma atleta de resistência. Porém, eu adoro desafios e acho muito válido que existam provas mais curtas no Surfski, até porque elas atraem os atletas da canoagem de velocidade e da canoagem olímpica”, conta a atleta.

Além do Surfski, completam a programação do Aloha Spirit em Saquarema: Canoa Polinésia Va’a, Stand Up Paddle, Paddleboard, Apneia, Maratona Aquática, Waterman (triathlon contendo Natação, Paddleboard e Stand Up Paddle), OC4 Surf, Longboard e SUP Wave, estas três últimas estreando no evento.

Ao todo, a agenda competitiva em Saquarema contará com cerca de 40 provas, divididas nas classes Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD. As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto e podem ser realizadas pelo site.

-Publicidade-