Quatro surfistas australianos, que estavam desaparecidos após o barco do grupo ser atingido por uma forte tempestade, foram resgatados nesta terça-feira (15) após ficarem mais de 38 horas boiando no mar em uma parte remota da Indonésia.
Os australianos Steph Weisse, Will Teagle, Jordan Short, além de dois indonésios não identificados, foram encontrados em suas pranchas de surfe por um barco envolvido no resgate para localizar o grupo.
Veja também
+ Menino sobrevive após cair em desfiladeiro de 30 metros no Grand Canyon
+ O que esperar da etapa de Juquitiba do Rocky Muntain Games 2023
+ Dick Metz e o nascimento de “The Endless Summer”
Um vídeo dramático do momento mostrou os surfistas comemoram junto com os socorristas quando percebem que haviam sido encontrado com sucesso no mar aberto.
Uma busca adicional também localizou o australiano Elliot Foote momentos depois. No entanto, de acordo com a CNN, um membro da tripulação indonésia permanece desaparecido.
O pai de Elliot Foote, Peter, disse que seu filho foi separado do resto do grupo porque foi procurar ajuda.
“Ele deixou os amigos flutuando na água para buscar ajuda. O barco de charter os encontrou e depois foi atrás de Elliot”, disse Peter. “Estou realmente feliz que tudo tenha dado certo e espero que ele continue com as férias”, disse Peter à CNN.
O barco do grupo foi visto pela última vez no domingo (13) à noite, horário local, depois que eles enfrentaram mau tempo e chuva intensa em uma viagem de Nias para a remota ilha de Pinang, a cerca de 150 quilômetros da Ilha de Sumatra.
Um segundo barco com o restante do grupo chegou com sucesso à Ilha de Pinang na noite de domingo, disseram as famílias, ajudando a dar o alarme.
Enquanto as autoridades indonésias conduziam esforços de busca e resgate com o apoio do Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália, as famílias dos quatro australianos disseram que os barcos de charter de surfe fizeram toda a diferença ao usar seu conhecimento local das correntes para localizar onde o grupo poderia ter sido levado.
Os quatro australianos estavam em uma surf trip na Indonésia para comemorar o aniversário de 30 anos de Foote. Amigos na Austrália elogiaram o que descreveram como um resgate quase milagroso.
“Agora que todos os quatro foram encontrados, podemos ser muito gratos”, disse Ellie Sedgwick à CNN, que se descreveu como a melhor amiga de Weisse desde os 17 anos.
“Sua mãe e eu estávamos conversando o tempo todo, apenas dizendo que se alguém pudesse sobreviver a isso, era a Steph”, acrescentou.
“É engraçado porque Steph realmente teve essa conversa conosco antes de partir. A última coisa que ela nos disse foi que é incrível que saibamos que só temos uma vida… ficamos repetindo essa conversa em nossas cabeças várias vezes.”
Em comunicado emitido nesta terça-feira (15), o governo australiano expressou “sua profunda gratidão” aos envolvidos nos esforços de busca e resgate. A Ministra Australiana de Relações Exteriores, Penny Wong, disse em um tweet que o governo “continuará a fornecer apoio aos quatro australianos e suas famílias”. “A busca continua por um membro da tripulação que ainda está desaparecido”, escreveu ela.
“Nossos pensamentos estão com eles e seus entes queridos.” Os nomes dos membros da tripulação indonésia que estavam a bordo do barco ainda não foram divulgados pelas autoridades. A Indonésia tem sido há muito um destino popular para turistas australianos, graças à sua proximidade e uma abundância de voos econômicos para lugares como Bali.