Nesta quinta-feira (7) ocorre a última superlua de 2020. Segundo a NASA, o fenômeno astronômico de maio é o quarto e último consecutivo do ano, tornando este um ano excepcional para superluas.

O fenômeno astronômico acontece quando a lua está na fase completa e 90% ou mais próxima da Terra em sua órbita, no ponto conhecido como perigeu.

+ Como fotografar estrelas e a Via Láctea
+ Lugares incríveis no mundo para observar estrelas

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2020 ela já ocorreu três vezes, em 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril.

A superlua será visível para as pessoas em todo o mundo desde o anoitecer até o amanhecer. A superlua da noite de hoje é chama de Flower Moon (Lua das Flores) nos EUA, devido às várias flores que desabrocham agora na primavera do hemisfério norte.

E como observá-la? Basta olhar para o leste desde o pôr do Sol. Além disso, o ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte. Existem aplicativos de bússolas digitais como o “Bússola”, do sistema iOS; e o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, para Android, que podem ajudar a saber para onde olhar. Para saber o momento exato do pôr do Sol em sua cidade, basta buscar no Google os termos ‘horário pôr do Sol’ e o nome da sua cidade.

Se as nuvens atrapalharem sua visão, o Virtual Telescope Project compartilhará uma transmissão ao vivo da superlua sobre Roma, na Itália, no dia 7 de maio, a partir das 15h30, horário de Brasília.