Cientistas demonstraram que o suco de tomate mata uma bactéria específica responsável pela febre tifoide, além de outras bactérias que podem prejudicar a saúde digestiva e urinária das pessoas.
A Salmonella Typhi é um patógeno específico do ser humano frequentemente transmitido em alimentos, que não só causa todos os sintomas de intoxicação alimentar, mas também a febre tifoide potencialmente letal, que, mesmo após décadas de avanços médicos, ainda é uma grande preocupação de saúde pública.
Veja também
+ Receita de assado de aveia com proteína para o café da manhã
+ Como se preparar para uma prova de trail run
+ Rocky Mountain Games divulga altimetria do MTB em Atibaia
A equipe por trás da descoberta, da Universidade de Cornell, em Nova York, se propôs a descobrir quais peptídeos antimicrobianos presentes no suco de tomate o tornavam tão eficaz contra a salmonella.
Primeiro, eles verificaram se o suco de tomate realmente mata a Salmonella Typhi e, uma vez confirmado, a equipe analisou o genoma do tomate para encontrar os peptídeos antimicrobianos envolvidos.
A descoberta mais significativa é que o suco de tomate é eficaz na eliminação da Salmonella Typhi, suas variantes hipervirulentas e outras bactérias que podem prejudicar a saúde digestiva e urinária das pessoas.
Em particular, a equipe identificou em seu artigo peptídeos antimicrobianos que podem eliminar esses patógenos ao danificar a membrana bacteriana, uma camada protetora que envolve o patógeno e o mantém unido.
Os pesquisadores disseram esperar que, quando o público souber o resultado do estudo, passem a comer e beber mais tomates, bem como outras frutas e vegetais.