A UCI revelou nesta terça-feira (15) os detalhes de um circuito absurdamente difícil para as provas de estrada do “Super Mundial” unificado de 2027, que acontecerá na região francesa de Haute-Savoie.
+ Vai assistir uma prova de bike? Essa corrida é mais legal que o Tour de France
+ Por que pedalar faz tão bem à saúde
Esse campeonato mundial multidisciplinar será a segunda edição do festival de ciclismo promovido pela UCI, reunindo provas de estrada, pista, MTB, gravel e outras modalidades.
Glasgow sediou o evento-piloto em 2023, com grande sucesso. Agora, o formato ambicioso e de grande escala deve ser repetido a cada quatro anos.
Durante o lançamento oficial à imprensa nesta terça, a entidade máxima do ciclismo adiantou as primeiras informações sobre as provas de estrada em 2027.
Os títulos mundiais de estrada serão disputados em um circuito brutal em Sallanches, praticamente idêntico ao que consagrou Bernard Hinault como “O Texugo de arco-íris” em 1980.
Naquele mesmo ano, Beth Heiden conquistou para os Estados Unidos o segundo — e último — título mundial feminino de estrada da história do país, também nesse percurso.
O circuito de 2027, em Sallanches, terá como ponto central a temida Côte de Domancy, assim como em 1980. A subida de 2,5 km é um verdadeiro “muro”, com inclinação média de 9,4%.
A prova de elite masculina dará 20 voltas no circuito de 13,3 km, totalizando 266 km e cerca de 5.700 metros de altimetria acumulada. Os números oficiais da prova feminina ainda não foram confirmados, mas o mesmo circuito será utilizado.
As provas de contrarrelógio acontecerão em Annecy, num percurso semelhante ao utilizado na edição de 2009 do Tour de France.
🌈
13,3 km
Un circuit emblématique
Un morceau de légende : la Côte de Domancy//
🌈
13.3 km
An iconic circuit
A legendary climb: the Côte de Domancy#HauteSavoie2027 @UCI_cycling @FFCyclisme @Dep_74 pic.twitter.com/52rpfI4ymv— 2027 UCI Cycling Worlds Haute-Savoie Mont-Blanc (@CyclingWorlds) April 15, 2025
Cycle speedway, bike polo e a volta à Europa
A UCI também confirmou nesta terça-feira que o campeonato mundial de 2027 contará com 20 categorias distribuídas em 12 locais diferentes ao longo de 13 dias de disputas pelo cobiçado arco-íris.
Pela primeira vez na história, haverá títulos mundiais para o cycle speedway indoor e para o bike polo.
As provas de pista acontecerão um pouco mais distantes da região montanhosa de Savoie, no moderno velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines.
Assim como em Glasgow, o “super mundial” de 2027 será realizado mais cedo do que o habitual para os campeonatos de estrada. As competições vão de 24 de agosto a 5 de setembro — o que pode gerar atrito com os organizadores da Vuelta a España, tradicionalmente disputada no fim do verão europeu.
O megaevento de 2027 marcará o retorno dos mundiais de estrada à Europa, após a edição de 2023, quando Tadej Pogačar e Lotte Kopecky conquistaram os títulos sob chuva em Zurique.
Neste ano, o mundial de estrada será realizado em Ruanda. Em 2026, o evento migra para o Canadá.
Novas datas e detalhes da edição de 2027 serão divulgados em breve.