Suíça libera entrada para turistas brasileiros sem quarentena; veja regras

suíça abre fronteiras para os brasileiros
Foto: Reprodução

Com a situação atual do Brasil, muitos países que começaram a abrir suas fronteiras para turistas imunizados, incluíram os brasileiros na lista negra de quem estava proibido de turistar. Mas com o avanço – lento – da vacinação, a situação está começando a mudar, e com isso, alguns países já começaram a afrouxar as normas para que brasileiros cruzem a fronteira, como é o caso da Suíça.

+ Nova York comemora fim de medidas contra a Covid com fogos

+ Europa estuda reabrir fronteiras; América Latina está fora dos planos

+ Turismo da Vacina nos EUA: voo para brasileiros custa R$ 520 mil

De acordo com o órgão de turismo da Suíça, os brasileiros estarão aptos a entrar no país a partir deste sábado, 26. A condição básica para visitar o país é ter tomado as duas doses da vacina imunizante contra o COVID-19, sem precisar comprovar testes RT-PCR negativo ou cumprir quarentena.

Então no momento do embarque e desembarque, basta mostrar, junto com o passaporte, o comprovante de vacinação do SUS com as informações básicas: nome do passageiro, data de nascimento, nome da vacina, data da vacina e endereço do local em que ela foi aplicada.

Atualmente, as vacinas aceitas são aquelas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Pfizer-BioNtech, Orxford/AstraZeneca, Janssen (Johson & Johnson), Moderna, Sinopharm, Serum Institute of India e SinoVac.

Algo que ainda não foi esclarecido é se, brasileiros que receberam a CoronaVac (desenvolvida pela SinoVac com parceria do Instituto Butantan) poderão entrar no país europeu, já que na documentação consta que a produtora da vacina é o Butantan e não a SinoVac.

O mesmo ocorre com quem tiver recebido as duas doses da AstraZeneca, fabricada pela Fiocruz.

De acordo com a Viagem e Turismo, escritório de turismo da Suíça no Brasil, eles informam que já estão trabalhando para organizar essa questão.

“Acreditamos que não haverá problemas com os certificados onde somente são mencionadas as nomenclaturas brasileiras das vacinas AstraZeneca e SinoVac, já que a primeira verificação será feita no check-in da Swiss em Guarulhos. Estamos nos certificando junto às autoridades de fronteira e informaremos em breve”, disse a assessoria.

Por conta da presença de variantes do coronavírus no Brasil, pessoas que ainda não foram imunizadas com as duas doses da vacina, não poderão entrar no país. Para passageiros com 16 e 18 anos, eles poderão entrar acompanhados por responsáveis imunizados, mas deverão apresentar o teste RT-PCR negativo.

É importante lembrar também que, caso os passageiros desejem partir da Suíça para outros destinos da Europa, é importante verificar as regras que cada país está aplicando na entrada de brasileiros, e na volta para o território brasileiro, é necessário apresentar o teste RT-PCR negativo também.