Também conhecida como aloe vera, a babosa costuma ser usada para amenizar queimaduras. Contudo, ultimamente o suco de babosa está sendo apontada como a mais nova opção para quem quer perder peso.
>> Siga a Go Outside no Instagram
Quem consome essa bebida defende que ela pode acelerar o metabolismo, melhorar a digestão e ajudar a queimar mais gordura e calorias. Mas, afinal, isso é verdade?
O que é suco de babosa?
Ok, então o suco de babosa vem da planta do tipo suculenta. É nas folhas da babosa onde a mágica acontece: elas contêm um gel claro que pode ser usado para tratar queimaduras ou feridas, de acordo com o National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS). As folhas em si – especificamente uma camada conhecida como látex – podem ser transformadas em suco ou tomadas secas por via oral como um laxante, segundo o NIEHS.
Sim, você leu certo: laxante. A babosa contém aloína, um composto amargo e amarelado extraído do suco das folhas. É usado como estimulante, laxante e para tratar a obstipação (prisão de ventre). O gel da planta é geralmente usado para tratar problemas dermatológicos.
Porém, no Brasil, a Anvisa não libera a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera. Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão de babosa e há relatos de reações adversas. Outro motivo é a alegação de que não há um padrão na composição dos produtos alimentares à base de Aloe vera, pois existe grande diversidade na forma de plantação, cultivo e extração do gel da babosa. Por outro lado, é permitido o uso tópico, em cosméticos e aplicações externas.
Então, consumir babosa é tóxico?
A babosa contém polifenóis, que são um tipo de antioxidante. Estudos mostram que também tem vitaminas A, C, E, bem como vitaminas do complexo B e enzimas antiinflamatórias e esteróis de plantas. Com tudo isso ela é, teoricamente, saudável.
Contudo, existem dois tipos diferentes de suco de babosa: o que vem da substância gelatinosa clara dentro das folhas de aloe vera (misturado com água e açúcar) e o feito com folhas das plantas.
Suco industrializado, feito com a substância de gel transparente – geralmente conhecida como água de aloe ou água de babosa – pode realmente conter mais açúcar do que a outra. Algumas versões, inclusive, possuem quase seis colheres de chá de açúcar, fazendo com que se torne bem próximo a um refrigerante. Estes sucos industrializados normalmente têm o laxante removido, então você poderá consumi-lo sem precisar de um banheiro nas proximidades.
O suco de folha inteira de aloe vera, no entanto, é frequentemente vendido como suplemento alimentar. Ele é comercializado para promover saúde gastrointestinal, graças às suas propriedades laxativas. Para não ter problemas gastrointestinais, não tome a bebida pura nem em quantidade. Em vez disso, consuma misturada com algum outro suco.
Suco de babosa pode me ajudar a perder peso?
A verdade é que o suco de babosa vai te ajudar a fazer mais cocô, o que pode resultar em perda temporária de água e, portanto, peso. E com certeza, depois disso, você verá os ponteiros da balança abaixarem. Contudo, isso não é uma maneira confiável de estimular a perda de peso a longo prazo.
Aliás, consumir um suco industrializado de babosa, adoçado, além de não emagrecer pode fazer até você engordar. O suco industrializado é mais seguro porque tem menor teor das substâncias tóxicas da babosa, mas pode ter alto teor de açúcar. Então, ao escolher, leia o rótulo com cuidado.
Então, devo tomar o suco para perder peso?
A resposta é não. Se você está tomando um laxante para perder peso, isso pode ser um sinal de um hábito alimentar desordenado.
Se a intenção é consumir a babosa como um laxante natural, porque você está tendo problemas com o “número dois”, converse com seu médico sobre seus problemas digestivos.
Laxantes podem afetar a absorção ou interagir com outros medicamentos que você está tomando, e a babosa pode causar cólicas abdominais e diarréia, de acordo com a Clínica Mayo. Tomar grandes quantidades dessa bebida também pode ter consequências graves para a saúde, incluindo danos nos rins.
E o suco de babosa, propriamente, não emagrece. Ou seja, muitos riscos para poucos benefícios.