Mortes no Everest: sobe o número na temporada 2021

everest mortes
Montanhistas sobem pelo Colo do Everest (Foto: 7Summits)

No último domingo (23), o guia nepalês Wong Dorchi Sherpa morreu no colo Sul, durante a descida do cume do Everest, aumentando o numero de mortes no Everest para 4 somente nesta temporada de 2021.

É a segunda morte de sherpas – trabalhadores essenciais nos Himalaias e naturalmente adaptados à altitude- dessa temporada. No dia 18, Pemba Tashi Sherpa morreu após cair em uma fenda durante a descida próximo ao campo 2 do Everest.

Segundo o jornal nepalês The Himalayan Times, os dois eram naturais da região de Sankhuwasabha, onde fica o monte Makalu (8.462m). Wong já havia chegado ao topo do Lhotse uma vez e Pemba já havia chegado ao topo do Everest cinco vezes.

Mais cedo na temporada, no dia 12, o montanhista suíço Abdul Waraich e o americano Puwei Liu morreram durante um ataque ao cume.

De acordo com a agência Seven Summits, responsável pela jornada dos alpinistas estrangeiros, Waraich “sofreu exaustão” após atingir o pico e não suportou a descida.

Já o norte-americano teria sofrido uma perda de visão próximo ao cume. Na volta, com muita dificuldade para enxergar e também exausto, teve piora nas condições de saúde até chegar ao acampamento 4, onde morreu pouco tempo depois.

Ainda no domingo (23), um alpinista russo foi evacuado de helicóptero do Campo 2. Ele se sentiu mal durante o ataque ao cume, próximo do Campo 4 e foi baixado às pressas para ser levado até Katmandu.