O Etna, na Itália, é o vulcão mais alto e ativo da Europa. Também é um destino muito popular entre snowboarders e esquiadores de todo o mundo, já que fevereiro marca o início da alta temporada de esportes na neve na Sicília.
Durante o inverno, uma erupção no Monte Etna também pode criar um dos cenários mais impressionantes da natureza: o encontro entre neve e lava. E foi exatamente isso que aconteceu na última semana.
Veja também
+ Caminho dos Veadeiros passa a integrar Rede Nacional de Trilhas
+ Kilian Jornet e a montanha como estilo de vida
+ Uphill: esse é o jeito mais fácil de vencer uma pirambeira
Aproveitando o espetáculo raro, um grupo de esquiadores e snowboarders levou a experiência ao extremo, desafiando as encostas do vulcão sem se deixar intimidar pela lava em movimento.
Marco Bassot, por exemplo, é um snowboarder e ciclista de montanha que já fez coisas bastante extremas. Suas redes sociais estão cheias de momentos radicais, mas até ele afirmou que a oportunidade de praticar snowboard ao lado de lava em movimento resultou na “descida mais alucinante de todas”.
“Essa fissura começou há alguns dias e criou um enorme, intenso e impressionante fluxo de lava por mais de 1.000 metros”, escreveu ele na quinta-feira. “Já vi muitas coisas em meus 40 anos de vida, mas descer ao lado de um rio de lava fluindo foi uma das experiências mais especiais, impressionantes e de tirar o fôlego que já vivi.”
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Mount Etna volcano in Sicily, Italy ERUPTS!
A massive explosion of lava and ash illuminates the night sky.
The volcano's latest eruption is a reminder of nature's raw power.
Stay safe, Italy! #EtnaErupts #Volcano #Sicily #Italy pic.twitter.com/2lz4P8KJrH
— Facts Prime (@factsprime35) February 13, 2025