Três praticantes de heli-ski que morreram após uma avalanche na Colúmbia Britânica, no Canadá, eram pessoas conhecidas da indústria dos esportes na neve, segundo relatos locais.
Autoridades canadenses informaram que uma grande avalanche foi registrada no lado leste do Lago Kootenay, pouco antes das 13 horas (horário local), da última segunda-feira (24).
Veja também
+ Enterrado em uma avalanche, ele sobreviveu por mais de 12 horas sob a neve na Argentina
+ Cape Epic: Nino Schurter vence pela terceira vez na África do Sul
+ A principal atração deste lodge? A vista para um vulcão ativo
“Dois grupos de esquiadores haviam acabado de concluir a descida de uma encosta e estavam aguardando em uma área abaixo da linha das árvores da bacia hidrográfica de Clute Creek. Um helicóptero de transporte estava se aproximando do grupo quando o piloto avistou a avalanche e soou o alarme. Um dos grupos conseguiu correr para um local seguro, mas o outro, composto por quatro pessoas, foi arrastado em direção à linha das árvores”, informou a Polícia Montada Real Canadense.
Ainda de acordo com o comunicado, a avalanche de nível 3 matou três homens do grupo, enquanto um quarto ficou gravemente ferido.
A empresa local Stellar Heliskiing confirmou que o grupo era composto por seus clientes e o guia, que foi identificado pelo jornal Vancouver Sun como Jason Remple, de 53 anos, era o proprietário da empresa e uma das vítimas fatais.
“Toda a equipe da Stellar Heli Skiing expressa suas mais profundas condolências às famílias e entes queridos das vítimas desta tragédia. Nossos pensamentos estão com eles neste momento incrivelmente difícil.”
Também perderam a vida o snowboarder profissional Jeff Keenan, de 44 anos, residente de Whistler e fundador da empresa de snowboard Dinosaurs Will Die, e Alex Pashley, de 45 anos, de Idaho, que era gerente global de marketing esportivo The North Face.
“Estamos de coração partido ao compartilhar a perda de nosso amigo e colega. A curiosidade e a gentileza de Alex Pashley deixaram uma marca em todos que tiveram o privilégio de trabalhar, andar e correr ao lado dele”, escreveu a The North Face no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Mark Jennings-Bates, gerente da equipe de busca e resgate de Kaslo, disse ao Vancouver Sun que os três homens eram “muito, muito experientes” em áreas remotas.
O incidente aconteceu apenas três semanas após outra tragédia envolvendo três praticantes de heli-ski soterrados por uma avalanche de 30 metros de profundidade no Alasca – a mais mortal nos EUA desde 2023.
Não há relatos de que seus corpos tenham sido recuperados.