Depois do bronze de Rayssa Leal no street, chegou a hora de os brasileiros competirem na modalidade skate park de Paris 2024, a partir desta terça-feira (6), na Arena La Concorde.
Serão 44 atletas em ação nas categorias masculino e feminino, incluindo seis brasileiros, que chegam com boas chances de beliscar uma medalha.
Entre as mulheres, o Brasil será representado por Raicca Ventura, atual sétima colocada do ranking mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Além dela, a seleção brasileira tem Dora Varella, número 10 do ranking, e Isadora Pacheco, a número 12, que também brigam por uma vaga na grande final.
As brasileiras podem surpreender e trazer uma medalha inédita na modalidade, já que na estreia em Tóquio 2020 nenhuma skatista do país subiu ao pódio.
Os grandes destaques em Paris são as japonesas Hiraki Cocona, prata na edição passada aos 12 anos, e Sakura Yosozumi, que busca defender o ouro, além da australiana Arisa Trew, vice-líder do ranking mundial, e da britânica Sky Brown, bronze em Tóquio.
Veja também
+ Quer assistir à escalada nas Olimpíadas de Paris? Saiba como
+ Bélgica desiste do triathlon depois de atleta ser internada com bactéria em Paris
+ Alison dos Santos e Matheus Lima avançam às semifinais dos 400m com barreiras
Ver essa foto no Instagram
RAICCA VENTURA É PRATA 🥈🛹@raicca_skate conquista a medalha de prata no Skate Park dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023!
O lugar no pódio foi confirmado com essa sequência ABSURDA 😎
ELA MANDA BRASA DEMAIS 🇧🇷🔥 pic.twitter.com/ZwA1U6lYTv
— Time Brasil (@timebrasil) October 22, 2023
Ver essa foto no Instagram
No masculino, o Brasil também chega com boas chances de medalha. Vale lembrar que na edição passada Pedro Barros foi prata na estreia da modalidade em Olímpiadas.
Em Paris 2024, Pedro terá a companhia de Luigi Cini e Augusto Akio, o Japinha, sexto colocado do ranking e o melhor brasileiro durante o ciclo olímpico.
Akio foi vice-campeão mundial em 2022 e chegará forte na pista da Arena La Concorde.
Outros grandes nomes da disputa são o atual campeão olímpico Keegan Palmer, da Austrália. Ele é o atual vice-líder do ranking, atrás apenas do norte-americano Tate Carew, também favorito à medalha.
Mais um grande nome da disputa é Tom Schaar (EUA), o primeiro skatista da história a conseguir um 1080º.
A disputa terá transmissão ao vivo no Brasil pelo site Olympics.com (com restrições), TV Globo, SporTV e Cazé TV.
Programação do Skate Park
Horário de Brasília*
6 de agosto, terça-feira
Disputa feminina
7h30 – Preliminar
12h30 – Final
7 de agosto, quarta-feira
Disputa masculina
7h30 – Preliminar
12h30 – Final