9 sintomas de intolerância ao glúten que você não deve ignorar

Sintomas de intolerância ao glúten
Foto Shutterstock

Muitas das coisas mais deliciosas de comer que existem têm glúten pode ser um amante cruel: cerveja, bolo, pão e macarrão, por exemplo. Mas algumas pessoas parecem ter uma intolerância ao glúten que as faz sentirem péssimas ao comer qualquer coisa com este nutriente.

>> Siga a Go Outside no Instagram

O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. E para algumas pessoas, ele é um pouco mais difícil de digerir. O grupo mais conhecido é o das pessoas que têm a doença celíaca, um distúrbio auto-imune em que a ingestão de glúten causa danos permanentes no intestino delgado. Ela afeta cerca de uma em cada 100 pessoas, de acordo com a Celiac Disease Foundation.

Intolerância ao glúten

Mas há outro grupo também: o das com intolerância ou sensibilidade ao glúten. Essas pessoas – que poderiam responder por 0,5 a 13% da população segundo dois estudos recentes publicados na Gastroenterology e The Psychiatric Quarterly – apresentam a maioria dos mesmos sintomas da doença celíaca, mas não mostram nenhuma das alterações fisiológicas, como danos para o intestino delgado e desnutrição.

Se a doença celíaca é mais fácil de diagnosticar, por outro lado, a intolerância ao glúten não é bem compreendida na comunidade médica. Se faz o diagnóstico por exclusão, depois de descartar a doença celíaca por meio de um exame de sangue e uma endoscopia.

Existem alguns sinais importantes de intolerância ao glúten, no entanto, que você não será capaz de ignorar. Veja abaixo:

9 sintomas de intolerância ao glúten

1. Você não consegue comer macarrão sem se sentir mal

Dor de estômago depois de consumir glúten é o sintoma mais comum, mas pode ser difícil ligar os pontos entre o que você comeu e a sua dor. Uma forma de perceber exatamente o que ataca a dor de estômago é manter um diário alimentar detalhado para identificar melhor os gatilhos.

2. Intolerância ao glúten: inchaço

Inchaço pode ser causado por muitas coisas, de hormônios a feijões. Mas se você não está digerindo o glúten adequadamente, seu estômago pode definitivamente começar a ficar inchado e sensível – especialmente depois de refeições com glúten.

3. Sua pele está seca e escamando

Embora não existam estudos científicos para comprovar isso, muitas pessoas com sensibilidade ao glúten relatam ter condições de pele, incluindo extra-seca, erupções cutâneas, acne e manchas de eczema.

4. Intolerância ao glúten: você perde peso sem tentar

A perda de peso involuntária é um dos sintomas primários da doença celíaca, porque quando seus intestinos são danificados você não está absorvendo adequadamente a comida que você come. Além disso, a própria dor pode causar perda de peso ao tirar a vontade de se alimentar.

5. Você não consegue se concentrar

Sensibilidade ao glúten pode ser uma doença neurológica, de acordo com o médico Maios Hadjivassiliou, em um estudo publicado no The Lancet. Comportamentos do tipo do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) podem estar associados à sensibilidade ao glúten.

6. Intolerância ao glúten: humor estranho

Mudanças de humor ou aumento de depressão e ansiedade também são sintomas. De fato, um estudo publicado em 2014 em Alimentary Pharmacology & Therapeutics, descobriu que os indivíduos com intolerância ao glúten relataram aumento da depressão após apenas três dias de ingestão de glúten.

7. Seu trânsito intestinal está estranho

Prisão de ventre, diarréias e outros problemas intestinais são outro sinal revelador da intolerância. Ao notar uma mudança significativa nos movimentos intestinais que duram mais de uma semana, procure um médico.

8. Você não consegue lembrar de nada

Um dos principais sintomas neurológicos relatados por pacientes com sensibilidade ao glúten é o ‘nevoeiro cerebral’, ou apenas sentir que não consegue pensar com clareza e têm dificuldade em lembrar as coisas.

9. Você está tão cansada que sempre precisa de um cochilo

Sua dieta é um dos maiores fatores em seus níveis de energia. Se você realmente tiver sensibilidade, uma mudança nos seus níveis de energia deve ser sensível ao parar de consumi-lo.

-Publicidade-