Por que sinto coceira no corpo durante o treino?

coceira no corpo
Foto: Shutterstock.

É uma reclamação muito comum, mas pouco discutida: “mal me aqueci e sinto coceira no corpo todo”. Teorias de porque isso acontece não faltam: pele irritada por outro motivo? reação ao suor? É bastante improvável que tenha qualquer coisa a ver com seu suor.

>> Siga a Go Outside no Instagram

Possíveis causas da coceira no corpo

As causas mais comuns de coceira no corpo são: A) a produção de histamina (um composto que provoca, nos indivíduos sensíveis, reações alérgicas variadas) pelo corpo devido à fricção de roupas muito apertadas durante os treinos ou o calor do corpo gerado pela atividade física, ou B) uma reação alérgica aos químicos ou materiais presentes em suas roupas de treino.

A histamina tem o mesmo fator inflamatório que causa os sintomas de alergias sazonais, como o nariz congestionado ou a coceira. Um bom experimento para ver se esse é mesmo o problema é tentar se exercitar usando roupas mais largas e confortáveis e ver se isso deixará você livre dos sintomas.

Coceira no corpo: tecidos que dão alergia

Num segundo cenário, podem haver resquícios químicos de roupas novas e não lavadas. Portando, se você lavou as roupas, saiba que resíduos do amaciante também causam reações. Uma alternativa é usar um amaciante hipoalergênico ou trocar o amaciante por vinagre de vinho branco.

Por ser uma reação alérgica, pode haver um vilão aí. Verifique os materiais dos quais são feitos os tecidos da sua roupa de treino.

Para ter certeza, lave as roupas novas antes de usá-las com sabão neutro e nada de amaciantes. Repare se tem alguma reação quando usa apenas certas calças e compare os componentes da fibra para ver se há um culpado em comum. Você também pode achar as roupas 100% algodão mais confortáveis do que as com tecidos sintéticos, como poliéster, spandex, ou lycra.