Afinal, fazer sexo anal alarga o ânus?

Por Redação

sexo anal
Foto Shutterstock

Sexo anal alarga o ânus? Essa dúvida passa pela cabeça de todo mundo que curte essa forma de transar ou tem curiosidade de saber mais sobre possíveis riscos. A resposta é: sim, mas apenas se ocorrer traumas com frequência.

+ É normal ficar com a vagina muito apertada na hora do sexo?
+ 10 razões para dor na vagina

De acordo com o ginecologista Alessandro Scapinelli, de São Paulo, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, do ponto de vista biológico e anatômico, as fibras musculares do esfíncter externo do ânus não foram feitas para receber essa penetração, por isso elas podem se romper, causando uma flacidez. Além disso, também pode haver comprometimento do nervo pudendo, responsável pela sensibilidade na região. “Nesse caso, além da diminuição do tônus da região, pode ocorrer incontinência fecal”, explica Alessandro. Por isso, é importante estar com a região relaxada durante o sexo anal.

Contudo, sexo anal alarga o ânus só nestas condições. É perfeitamente possível ser adepto sem problemas. Para a prática rolar sem problemas, é importante usar lubrificante, e respeitar o relaxamento gradual durante as preliminares, indo aos poucos. Forçar nunca é uma boa ideia. São cuidados que diminuem a chance de ter qualquer tipo de problema ao fazer sexo anal.

-Publicidade-