Encarar trilhas, rios, pedalar sobre raízes, troncos ou pedras pode ser divertido, mas também pode ser assustador às vezes. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes e que vão facilitar a vida dos ciclistas que querem começar no mountain bike. Confira abaixo:
1. Olhos abertos
Os olhos são os maiores aliados do seu pedal. Olhe sempre à frente, focando o próximo objetivo.
2. Marcha esperta
Não troque a marcha quando estiver fazendo força ou você pode arrebentar a corrente. Na hora que avistar uma subida, mude de marcha ainda no plano. A passagem silenciosa é sinal de que você fez a troca na hora certa.
3. Duro na queda
Evite frear bruscamente com o freio da roda dianteira quando estiver descendo. A roda de trás tende a levantar do chão, te arremessando à frente.
4. (Não) use e abuse
Não abuse do freio na descida pensando que isso te ajudará a evitar um tombo. A velocidade (moderada!) é a melhor maneira de não cair. Confie na capacidade de a bike superar o terreno e passar pelas pedrinhas.
5. Planeje sua viagem
Nunca saia para dar um rolê mais longo de mountain bike sem água, comida e ferramentas básicas.
6. Mude o centro de gravidade
Mountain bike é quase sinônimo de “inclinação íngreme”. E você tem que saber lidar com isso para o pedal ficar mais leve. Ao subir, incline o corpo para frente, mas mantenha o centro de gravidade sobre a roda traseira para manter a tração. Quando a trilha descer, faça o contrário. Desloque seu corpo para trás do selim, sobre a roda traseira.
7. Use proteção
Jamais deixe de usar o capacete, mesmo quando for “só uma voltinha”. Sem ele você não vai parecer “pró” e descolado, mas sim um iniciante mané e sem noção do perigo.