O Projeto de Lei 914/2024, que trata sobre o Programa Mover – de incentivos tributários para eficiência energética e descarbonização do setor de transportes – inicialmente deixaria a bicicleta de fora. Com apoio de deputados tanto da base do governo quanto da oposição, no entanto, a inclusão das bicicletas foi aprovada na semana passada.
+ No Dia Mundial da Bike, o luto pela morte de Lais Saes
+ Tour de France: No Coração do Pelotão: resenha da 2ª temporada
Foram 273 deputados que votaram pela inclusão da bicicleta no Programa, após emenda apresentada pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), e colocada como prioridade para votação. O engajamento de diferentes partidos indicando voto a favor da emenda mostrou a importância da bicicleta para a sociedade e para a geração de emprego e renda no país.
Apesar da vitória na Câmara, há risco iminente de retrocesso no Senado Federal, pois um destaque foi apresentado ontem para retirar as bicicletas do texto do Programa Mover. A votação dos senadores acontece nesta terça-feira (4).
Para impedir que as bikes fiquem de fora, a comunidade da bicicleta no Brasil tem se mobilizado para escrever para senadores eleitos por email ou nas redes sociais argumentando a incoerência de deixar as bicicletas de fora de um Programa criado para estimular a mobilidade verde e sustentável.
A hashtag #DeixeABikeMover está sendo usada nas redes sociais para pedir pela manutenção das bicicletas no texto do Programa Mover.
Fonte: Aliança Bike