Um segundo crocodilo suspeito de ter devorado um homem é morto em Queensland e será examinado em busca de restos humanos. A vítima é um pescador de 69 anos, que desapareceu no norte de Queensland, na Austrália.
O réptil medindo cerca de 3 metros foi capturado e sacrificado por oficiais do Departamento de Meio Ambiente e Ciência perto da Ilha de Hinchinbrook, na noite de domingo.
O fato ocorreu depois que restos humanos foram encontrados dentro de um crocodilo de 4 metros capturado no sábado em Gayundah Creek, perto de onde o homem desapareceu.
Leia também:
+ Crocodilo de 4 metros aparece em praia e engole filhote de tubarão
+ Cientista é devorada viva por crocodilo de 5 metros
Exames estão em andamento para determinar se o segundo crocodilo suspeito de animal de matar o homem contém restos humanos, disse a polícia na segunda-feira.
“O exame acontecerá e as informações serão fornecidas ao legista”, disse o inspetor em exercício Andrew Cowie.
O homem foi pescar por volta das 3h da tarde de quinta-feira e deveria voltar em uma hora, mas não voltou. Os policiais encontraram seu barco virado por volta das 2h30 da manhã de sexta-feira, com danos sugerindo um ataque de crocodilo.
Os pesquisadores encontraram restos humanos no riacho antes de encontrar o primeiro crocodilo.
A premiê de Queensland, Annastacia Palaszczuk, disse que a morte do homem foi chocante.
“É uma tragédia absoluta, o que aconteceu com aquele homem e posso transmitir nossas condolências à sua família – absolutamente horrível”, disse ela aos repórteres.
É o terceiro ataque de crocodilo em Queensland este mês, com dois nadadores sobreviventes em Cairns e Weipa. Os animais envolvidos foram mortos ou transferidos para uma fazenda de crocodilos.
O líder da oposição do estado, David Crisafulli, disse que entende os perigos dos crocodilos nos canais de Queensland e a importância dos programas de conscientização. Mas ele acredita que o departamento ficou lento na remoção de animais problemáticos.
“O que estou dizendo agora é que as pessoas devem ser priorizadas e vir antes dos crocodilos. O departamento deve seguir o padrão de remover os animais problemáticos muito mais rápido do que tem feito”, disse Crisafulli.
O deputado federal Bob Katter disse que o plano de gestão de crocodilos reativos do estado custou uma vida humana e colocou outras pessoas em risco. O Partido Australiano de Katter quer répteis removidos de locais povoados e taxas mais altas de recolhimento de ovos para controlar a “explosão” da população.
“Não estamos falando sobre o problema do crocodilo; estamos falando sobre o valor da vida humana ”, disse ele.
Palaszczuk disse que o programa governamental de conscientização sobre crocodilos de US$ 6 milhões precisava garantir que as pessoas estivessem cientes dos riscos que os avistamentos dos crocodilos representam. “Os moradores estão cientes, mas acho que, se houver avistamentos, precisamos ter certeza de que o resto da comunidade sabe onde eles estão”, disse ela.