Samuel Silva e Mateus Bellotto chegam à semifinal da guiada no Juvenil de Escalada na Rússia

Por Redação

escalada rússia
Imagem: divulgação

A quarta-feira (25) teve ótimos resultados para o Brasil no Mundial Juvenil de escalada, em Voronezh, na Rússia. Na guiada júnior, os atletas Samuel Silva e Mateus Bellotto garantiram vaga na semifinal – Rodrigo Hanada ficou de fora. No feminino

, a rodada foi de boulder, na qual Mariana Hanggui e Laura Timo não se classificaram.

+ Escalada Esportiva: CT olímpico será inaugurado em Curitiba

+ Estreante, escalada vira queridinha em Tóquio

Um dos nomes mais promissores na categoria, Samuel Silva foi o melhor brasileiro e o melhor sul-americano na prova de guiada júnior masculina no mundial de escalada juvenil na Rússia. No fim de semana, ele já tinha tido ótimo desempenho também no boulder, terminando a prova com o melhor desempenho da ABEE em mundiais juvenis e foi o melhor sul-americano, em 24º lugar, bem próximo da semifinal. Na guiada, ficou em 19º lugar, enquanto Matheus ficou na 22º posição, dos 26 classificados para as semifinais.

No boulder juvenil B feminino, a classificatória estava um pouco mais concorrida. Eram apenas 20 vagas para a semifinal. Laura Timo, de 13 anos, ficou em 34º, seguida de Mariana Hanggui, de 14 anos, que terminou em 35º.

No último fim de semana, os brasileiros também competiram em duas provas no Mundial Juvenil de escalada, sem, contudo, classificarem-se para as semifinais no boulder júnior masculino e na guiada juvenil B feminina.

Na guiada feminina, Laura e Mariana foram bem na primeira via, mais difícil. Contudo, na segunda via, caíram logo no início, ficando em 37º e 38º lugares, respectivamente. No boulder houve mudanças no formato para o Mundial de Escalada Juvenil na Rússia. Os atletas escalaram 2 rotações de 3 boulders, em flash, em vez da tradicional rotação de 5 boulders à vista.