Quando se trata de hambúrguer gourmet, é difícil superar a combinação clássica de cogumelos picantes e carnudos combinados com fios dourados de cebolas doces e caramelizadas e uma fatia de queijo Gruyère. Quero dizer, é tudo o que você poderia querer em um hambúrguer: é confuso, mas atraente, profundamente saboroso e com textura perfeita, e muito satisfatório a cada mordida.
+ Proteínas plant-based (além do tofu) para substituir a carne
+ 14 lanches da tarde saudáveis e fáceis de fazer
+ Por que não levar conchas pra casa?
Mas quem disse que um hambúrguer estelar tem que ficar entre duas fatias de pão? Pegamos esta versão elevada de um hambúrguer clássico e jogamos o pão de lado, transformando-o em uma salada. Nossa Salada de Hambúrguer Mushroom-Gruyère substitui o pão por uma cama de lindas folhas verdes (e um pouco de vermelho graças à adição de raddichio crocante), mantendo todos os seus ingredientes favoritos no topo. É uma maneira mais leve e menos confusa de mergulhar em todos os sabores que você deseja – e se você gosta de comer com pouco carboidrato, é uma troca que tornará até os melhores hambúrgueres perfeitos para suas necessidades alimentares.
Ligue o forno, porque você vai querer fazer essa refeição agora mesmo. Esse prato serve 4 porções, com tempo de preparo de 40 minutos.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem;
- 3 colheres de vinagre de vinho tinto;
- 1 colher de sopa de mostarda dijon granulada;
- 1 colher de mel.
Salada:
- 1½ de cogumelos cremini, cortados ao meio e em quartos;
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, dividido;
- ½ colher de chá de cada sal marinho e pimenta preta moída;
- 2 xícaras de rúcula;
- ½ xícara de radicchio picado.
Hambúrgueres:
- 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, dividido;
- 1 cebola doce grande, fatiada;
- ½ colher de chá de sal marinho;
- 1kg de carne moída magra;
- 2 colheres de tomilho, picado;
- ¼ colher de chá de pimenta preta moída;
- 1 oz de queijo Gruyère, ralado.
Preparação:
- Coloque uma assadeira no forno e pré-aqueça a 425 ° F.
2. Em uma tigela pequena misture todos os ingredientes para o molho, reserve.
Remova cuidadosamente a panela quente do forno. Espalhe os cogumelos em uma camada uniforme. Regue com azeite, sal e pimenta. Asse até ficar macio e dourado, cerca de 30 minutos.
3. Faça os hambúrgueres: Em uma frigideira média em fogo médio-alto, metade do óleo. Adicione a cebola e reduza o fogo para médio. Polvilhe com sal. Cozinhe por 30 minutos, mexendo a cada poucos minutos, raspando o fundo da panela até as cebolas ficarem bem macias e caramelizadas.
4. Em uma tigela grande, misture a carne, o tomilho e a pimenta. Usando as mãos, misture delicadamente, mas completamente. Forme 4 hambúrgueres uniformes, com cerca de ½ polegada de espessura. Na mesma frigideira em fogo médio-alto, aqueça o óleo restante. Adicione os hambúrgueres e cozinhe até dourar levemente por fora e ao cozimento desejado, 3 a 5 minutos de cada lado. Cubra cada hambúrguer com queijo Gruyère e cebola caramelizada.
5. Faça a salada: Combine os cogumelos assados quentes, a rúcula e o radicchio, adicione o molho e misture delicadamente. Divida entre tigelas de servir. Coloque um hambúrguer em cima de cada salada.
Texto publicado originalmente em Clean Eating Magazine.