Vuelta a España: Roglic e Eiking duelam e vão definindo tom da disputa

Roglic e Eiking têm protagonizado um verdadeiro duelo, brigando de perto pelos resultados em cada uma das etapas da Vuelta
Roglic e Eiking têm protagonizado um verdadeiro duelo, brigando de perto pelos resultados em cada uma das etapas da Vuelta

A Vuelta a España chega à 11ª etapa marcada pelo duelo entre o esloveno Primoz Roglic e o norueguês Odd Christian Eiking, que têm se sucedido nos melhores resultados e brigando, cabeça a cabeça, em cada uma das etapas de mais uma edição da disputa.

+ Vuelta a España 2021: tudo o que você precisa saber

Na etapa desta quarta-feira, 25, o esloveno, da Jumbo, voltou a brilhar e escalou um verdadeiro “muro”, com inclinações que ultrapassaram os 20%, para garantir a vitória.

Este é o segundo triunfo de Roglic na etapa 2021, e, além de chegar em primeiro, ele ainda foi beneficiado por segundos de bonificação e voltou a mostrar estar num patamar acima dos demais.

A liderança, entretanto, não mudou, e segue com Eiking, que conseguiu se defender bem na última subida e minimizou as perdas. Assim, o norueguês segue à frente da competição, mantendo a camisa vermelha e 58 segundos de vantagem para Guillaume Martin e 1m56s para Roglic que,  apesar da aparente desvantagem, continua com tudo para vencer mais etapas.

Como foi a 11ª etapa

Prova longa e rápida, a etapa desta quarta-feira não teve muita ação, mas foi marcada pela fuga de cinco ciclistas logo no começo: Edward Planckaert (Alpecin), Jonathan Lastra (Caja Rural), Magnus Cort(EF), Joan Bou (Euskaltel) e Harm Vanhoucke (Lotto), mas o pelotão os manteve a rédea curta, sempre com vantagem média de dois minutos.

Rodando acima dos 43km/h nas primeiras duas horas, os mais rápidos deixaram os cliclistas da fuga para trás, um a um, principalmente graças ao trabalho em equipe da Jumbo, de Primoz Roglic, e da Bike Exchange, de Michael Matthews

Apenas Magnus Cort sobrou na frente, mas acabou neutralizado a poucos metros do final. Nessa fase, na chegada a Valdepeñas de Jaen, Roglic começou a medir forças com Enric Mas – também em grande forma – e acabou se mostrando mais forte no sprint.

A 12ª etapa acontece na quinta-feira, 26, e será mais uma etapa da de montanha, mas sem final em alto. É, em teoria, um bom terreno para a fuga vingar e um novo duelo entre Roglic e Eiking dar o tom à disputa da Vuelta a España.

Confira a classificação da etapa 11 – Antequera/ Valdepeñas de Jaén:

Pos. Nome Equipa Tempo
1 PRIMOŽ ROGLIČ JUMBO – VISMA 03H 11′ 00”
2 ENRIC MAS MOVISTAR TEAM 03H 11′ 03”
3 MIGUEL ANGEL LOPEZ MOVISTAR TEAM 03H 11′ 05”
4 JACK HAIG BAHRAIN VICTORIOUS 03H 11′ 07”
5 ADAM YATES INEOS GRENADIERS MT
93 NELSON OLIVEIRA MOVISTAR TEAM 03H 20′ 35”
125 RUI OLIVEIRA UAE TEAM EMIRATES 03H 24′ 27”


Confira a classificação geral:

1 ODD CHRISTIAN EIKING INTERMARCHE – WANTY – GOBERT MATERIAUX 41H 48′ 57”
2 GUILLAUME MARTIN COFIDIS + 00H 00′ 58”
3 PRIMOŽ ROGLIČ JUMBO – VISMA + 00H 01′ 56”
4 ENRIC MAS MOVISTAR TEAM + 00H 02′ 31”
5 MIGUEL ANGEL LOPEZ MOVISTAR TEAM + 00H 03′ 28”
84 RUI OLIVEIRA UAE TEAM EMIRATES + 01H 17′ 53”
87 NELSON OLIVEIRA MOVISTAR TEAM + 01H 18′ 12”