Rocky Spirit leva cinema ao ar livre e de graça ao Rio de Janeiro nesta quarta (7)

Por Redação

Foto: Wladimir Togumi / Rocky Mountain.

Depois de reunir 1.500 pessoas no Parque Villa Lobos, em São Paulo, no sábado (3) e domingo (4), a 12ª edição do Rocky Spirit desembarca no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (7).

O feriado do Dia da Independência terá um final de tarde iluminado com os telões instalados em três locais diferentes na Cidade Maravilhosa, onde serão exibidos filmes sobre esportes outdoor e muita aventura em meio ao estilo de vida em meio a natureza.

O maior festival de cinema ao ar livre do Brasil é grátis, mas a organização incentiva a doação de alimentos que serão doados para as Cozinhas Comunitárias Cariocas, do programa Prato Feito Carioca, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Veja também

+ Rocky Spirit aquece final de semana gelado com mais de 1.500 pessoas em SP

+ Sete dicas para aproveitar ao máximo o Festival Rocky Spirit
+ Conheça a competição de surf mais exclusiva e luxuosa do mundo

O Rocky Spirit 2022 Rio de Janeiro será na praia de Ipanema (Posto 10) e nas Vilas Olímpicas da Gamboa e Nilton Santos, na Ilha do Governador. A exibição dos filmes começa às 17h e vai até as 19h. Desta forma, as famílias e grupos de amigos poderão aproveitar ainda mais o feriado. Uma oportunidade para esticar o dia com cinema de alta qualidade, tanto para quem está com pé na areia ou passou o dia em meio às atividades nos centros esportivos instalados nas comunidades.

“O Rocky Spirit é uma celebração de um estilo de vida que integra as pessoas e ao meio ambiente. Tenho certeza de que os cariocas, que já têm essa pegada mais outdoor de forma natural, irão curtir muito e se identificar com as produções selecionadas especialmente para essa retomada do evento de forma presencial”, afirma Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários. “E não se esqueçam de levar toalhas, cangas ou cadeiras para se acomodar melhor. Comidinhas e bebidas também combinam perfeitamente com cinema”, completa.

Praia de Ipanema será um dos palcos do Festival no Rio. Foto: Henrique Pinguim / Divulgação.

Em Ipanema, os filmes selecionados são, Follow the Light, Split Riders, Midair, Tubos & Bacalhau, Fuel, Private Freefall, Into the Mountain, Elevated, Do a Wheelie, Walking on Clouds, North Shore Betty, Cuddle. Já nas duas Vilas Olímpicas, a programação é a seguinte: Wee Day Out, The Girls of Guanabara, Let Them Be Kids, Wild Child, Natural Playground, Dawn to Dusk, Side Hits, Kayak, El Monociclo En Cuba, Imagination, Neon, Return to Earth, Xavi, Into the Mountain, Nico, Follow the Light, Do a Wheelie.

As programações são diferentes entre a praia e as comunidades, porém ninguém vai perder a oportunidade de assistir os 38 documentários selecionados para o festival. Isso porque, a partir da quinta-feira (8) começa a versão digital. O Rocky Spirit virtual permite que pessoas de todos os lugares poderão acompanhar os filmes aqui.

Nas escolas

Com patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes, o Rocky Spirit Rio de Janeiro 2022 não somente consegue ampliar os locais de exibição de um para três, como promoverá uma ação inédita voltada para as crianças. O festival vai entregar material para o uso na rede municipal de ensino. Serão vídeos dublados que comporão uma hora de exibição com muita natureza e um estilo de vida saudável. “Nosso projeto tem uma forte pegada inclusiva. Buscamos essa ligação entre meio ambiente, cultura e educação e acreditamos que os horizontes das crianças se abrem ao contato com esse tipo de conteúdo”, afirma Andrea Estevam, diretora do festival.

“Estamos muito felizes em trazer o Rocky Spirit Rio para as Vilas Olímpicas Nilton Santos e da Gamboa. Poder promover o acesso ao cinema gratuitamente para a população, aliando o esporte e a cultura, é sensacional. Espero que todos aproveitem. Vai ser um sucesso”, destaca o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira.

Final de semana gelado não espantou público em São Paulo. Foto: Wladimir Togumi / Rocky Mountain.

Sampa

A expectativa dos organizadores é repetir no Rio o engajamento alcançado em São Paulo, onde, apesar do frio intenso, o público marcou presença para acompanhar os filmes em exibição no sábado e domingo. Além das produções originárias de 10 países (África do Sul, Áustria, Canadá, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Noruega, Suíça), destaque para as produções nacionais, que também serão exibidos para os cariocas: Tubos & Bacalhau (o lendário big rider Bruno Santos encara uma aventura com o que há de melhor no mar de Portugal, de tubos às paredes desafiadoras de Nazaré); Split Riders (união e de uma prancha de snowboard que “se divide em duas”; nas montanhas da Patagônia ou no mar de Florianópolis) e Walking on Clouds (a travessia de highline entre dois balões de ar, o recorde de highline mais alto do mundo).

Já The Girls of Guanabara é uma produção norte-americana e ficou reservado exclusivamente para o público carioca. O filme retrata um grupo de mulheres skatistas que carrega a missão de tornar o skate inclusivo para todos. O curta é “emoldurado” pelas deslumbrantes paisagens cariocas, onde nasceu a escola de skate longboard Guanabara.

O Rocky Spirit Rio de Janeiro conta com o patrocínio da prefeitura do Rio, por meio da secretaria Municipal de Esportes. O festival é uma realização da Rocky Mountain em parceria com o Mountainfilm e as mídias oficiais são Go Outside e Hardcore. Para conhecer as sinopses de todos os filmes, basta acessar o site oficial do festival.