Imagine embarcar em uma viagem até o Alasca para surfar em um mar só seu. Ou mergulhar na história, cultura e natureza de Minas Gerais em uma bike. Descer tanto pelas montanhas da Patagônia como no mar de Florianópolis em uma prancha de snowboard. Ou ainda lutar contra o racismo e misoginia como uma imigrante e escaladora brasileira. Imaginou? No Rocky Spirit, maior festival de cinema ao ar livre do Brasil, é possível ver, ouvir e sentir tudo isso em filmes que serão exibidos em telões instalados ao ar livre e acesso grátis.
+ Esses são os filmes de bike selecionados para o Festival Rocky Spirit 2022
+ Conheça os filmes nacionais selecionados para o Rocky Spirit 2022
O 12º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, festival de cinema sobre vida ao ar livre, meio ambiente e aventura, será realizado nas capitais paulista e carioca em 2022, com a exibição de 38 filmes. Em São Paulo, a programação será entre os dias 3 e 4 de setembro, no parque Villa-Lobos. No Rio de Janeiro, no feriado de 7 de setembro, a sessão de cinema ao ar livre será em três locais diferentes: a praia de Ipanema (Posto 10), Vila Olímpica da Gamboa e Vila olímpica Nilton Santos, na Ilha do Governador. O evento é gratuito nas duas cidades.
A curadoria do Rocky Spirit selecionou filmes com temática diversificada, como bike, surf escalada, skate, corrida, esportes de neve, crianças, meio ambiente, longevidade, diversidade, entre outros. “A cultura outdoor é extremamente rica e trabalhamos para selecionar os melhores filmes dentro de uma gama amplificada de assuntos. Acredito que tanto o público paulista quanto o carioca vai adorar a experiência única de assistir belas produções debaixo do céu”, comenta Andrea Estevam, diretora do festival, lembrando que foram 300 filmes avaliados.
Produções brasileiras
Entre as 38 produções selecionadas, seis são nacionais: A Travessia do Amolar, Split Riders, Skimboard Nazaré, Tubos & Bacalhau, Dreams e Walking on Clouds. Em Skimboard Nazaré, como o próprio nome indica, o campeão mundial Lucas Fink enfrenta o maior desafio da sua vida: surfar as ondas gigantes da Nazaré num skimboard, uma prancha leve e pequena, normalmente usada para deslizar sobre uma fina camada de água à beira-mar. Outro tipo de prancha, essa de snowboard, está no centro da Split Riders, sendo usada em aventuras nas montanhas da Patagônia e no mar de Florianópolis.
A imigrante brasileira e escaladora profissional Maiza Lima protagoniza a produção norte-americana What´s in a name. O filme confronta a história de racismo e misoginia na cultura americana enquanto ela desenvolve sua própria área de escalada esportiva em uma zona rural dos Estados Unidos.
Entre outras produções internacionais do Rocky Spirit estão Breaking Trail (Emily Ford parte com um cão de trenó emprestado, Diggins, para completar a Trilha da Era do Gelo, de 1.930 km, no auge do inverno, sendo a primeira pessoa negra LBGTQIAP+ a embarcar na aventura); Arc of Aleutia (três surfistas se desafiam a refazer o caminho de uma lenda em um dos destinos mais remotos do mundo: as Ilhas Aleutas, no Alasca). Cuddle (dois famosos escaladores descobrem a importância dos amigos para completar a conexão de 17 cumes alpinos).
Para conhecer as sinopses de todos os filmes, basta acessar o site oficial do festival.