Rocky Mountain Games: o seu guia para a etapa de Juquitiba

Por Redação

Juquitiba promete ser a etapa mais "roots" do Rocky Mountain Games 2025. Foto: Divulgação / RMG.

A segunda parada do Rocky Mountain Games 2025 acontece no próximo dia 14 de junho, em Juquitiba (SP). Considerada a etapa mais “selvagem” da temporada, ela será realizada no Fazendão — um paraíso de Mata Atlântica que vai se transformar em palco para uma verdadeira celebração do universo outdoor.

Maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil, o RMG Juquitiba também chega com novidades importantes. Uma delas é o retorno da Natação em Águas Abertas, que será disputada nas águas cristalinas da Represa Cachoeira do França, uma das joias naturais da região.

Veja também
+ Corre, pedala ou nada? O Rocky Mountain Games em Juquitiba é a prova ideal para você
+ 5 motivos para você fazer uma prova de bike no Rocky Mountain Games
+ Inscrições abertas: e-MTB e Aquathlon reforçam Rocky Mountain Games em Juquitiba

As distâncias são de 750m, 1.500m e 3.000m, com percursos cuidadosamente demarcados e apoio completo de segurança. Para garantir a tranquilidade dos participantes, a prova contará com embarcações de apoio e equipe de salvamento aquático posicionados ao longo do trajeto. Tudo é pensado para que os nadadores possam focar na experiência e no desempenho, curtindo as águas convidativas da Represa com total confiança e segurança.

Natação em Águas Abertas volta ao cardápio do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil. Foto: Divulgação / RMG.

Outra estreia que promete agitar o evento é a inclusão da e-MTB, as mountain bike elétricas, que marcaram presença no festival pela primeira vez em Campos do Jordão e agora ampliam ainda mais as possibilidades para os ciclistas. As categorias são Turbo Pro (50 km) e Super Light (25 km), com trajetos pensados para todos os níveis, de quem vai buscar a melhor performance ou apenas curtir o rolê em meio à natureza.

Para quem curte viver a natureza no seu ritmo, sem a pressão das competições, outra atração será o Trekking Experience, que está de volta depois de estrear com sucesso em Atibaia. Com uma trilha leve, bem sinalizada e cercada pela exuberância da Mata Atlântica, o percurso de 6 km é perfeito para quem busca uma experiência imersiva no Fazendão.

As outras categorias já são velhas conhecidas dos atletas do RMG: Trail Run (6 km, 12 km, 21 km), MTB (25 km e 50 km), Gravel (40 km), e Canicross (5 km). As inscrições seguem abertas e podem ser feitas diretamente aqui. Abaixo, separamos um pequeno guia com tudo o que você precisa saber sobre a etapa de Juquitiba.

Trail Run será disputado nas distâncias 6 km, 12 km e 21 km. Foto: Divulgação / RMG.
Trekking Experience promete reunir a família no ambiente imersivo do Fazendão. Foto: Divulgação / RMG.

O Fazendão

Localizado no entorno do Parque Estadual Jurupará, a pouco mais de 80 km de São Paulo, o Fazendão reúne 70 km de trilhas sombreadas pela Mata Atlântica, muitas delas coladas na represa Cachoeira do França — um cenário perfeito para suar a jersey e curtir a natureza ao mesmo tempo.

O local soma 1.150 hectares, com 85% de Mata Atlântica preservada, ou seja, mata fechada, água limpa e uma fauna exuberante — um verdadeiro santuário natural a menos de duas horas da capital. Além da beleza, o local oferece uma arena multiesportiva completamente integrada à floresta, criando o ambiente perfeito para um dia de desafios, conexão e contemplação.

Gravel já virou tradição no RMG, e o Fazendão é o palco perfeito da modalidade. Foto: Divulgação / RMG.

Percursos

O percurso da etapa Juquitiba é conhecido por ser técnico, bem sinalizado e imersivo. São rotas planejadas para que as provas aconteçam de forma segura e harmoniosa no mesmo dia. Diferente de outras etapas do Rocky Mountain Games, como Campos do Jordão e Atibaia — marcadas por longas subidas —, Juquitiba exige constância em trechos curtos, técnicos e explosivos. E o que realmente diferencia o Fazendão é sua biodiversidade. Por lá, é possível cruzar com antas, capivaras, veados, lontras, tamanduás, quatis e outros habitantes da floresta. É um evento esportivo, mas também um espetáculo da natureza.

Mix de modalidades

Para quem busca uma dose extra de adrenalina, o RMG oferece desafios combinados que testam corpo e mente em diferentes terrenos. É o caso do Desafio Rocky, que une 12 km de trail run com 25 km de mountain bike, exigindo resistência, estratégia e superação. Já o Aquathlon combina natação em águas abertas com trail run, conectando o atleta à natureza em dois elementos — água e terra — em um percurso intenso e inesquecível.

As largadas são sempre o ponto alto do Rocky Mountain Games. Foto: Divulgação / RMG.

Largadas

Já escolheu suas provas? Então confira os horários de largada da etapa Juquitiba, no dia 14 de junho. Com um pouco de planejamento, dá até para encarar mais de uma modalidade!

🕗 8h00 – Canicross
🕗 8h45 – Natação e Aquathlon
🕘 9h30 – Trail Run e Desafio Rocky
🕘 9h35 – Trekking Experience
🕙 10h30 – MTB, E-MTB e Gravel

Acampamento Go Outside

A criançada de 4 a 13 anos também tem seu espaço garantido no Acampamento Go Outside de Aventura. Em meio à natureza exuberante do Fazendão, os pequenos exploradores vão se aventurar com trilhas na mata, oficinas de leitura de mapas e bússola, slackline e, claro, muitas brincadeiras ao ar livre. Tudo com uma proposta lúdica, segura e estimulante, pensada para despertar o espírito aventureiro desde cedo.

Trilhas técnicas, percursos sombreados… RMG tem diversão para todos os gostos em Juquitiba. Foto: Divulgação.

Como chegar

O Fazendão é tão roots que até o Waze se atrapalha às vezes. Mas fique tranquilo: o acesso é fácil, é pertinho de SP, e tem tudo explicadinho no nosso Road Book.

O Circuito Rocky Mountain Games tem patrocínio da Jeep e da Porto, com apoio de Patagonia, Mynd e Deuter. É uma realização da Rocky Mountain Sports Content e a mídia oficial é a Go Outside.