Rocky Mountain Games encerra a temporada neste final de semana em Campos

Por Redação

rocky mountain games
MTB terá trilhas inéditas na Serra da Mantiqueira. Foto: Divulgação.

Com 1.080 inscritos, a etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games começa neste sábado (26) e vai até domingo (27), na arena montada na Praça Pinho Bravo, em Capivari.

Além das provas já tradicionais, o maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil traz novidades: trilhas inéditas na Serra da Mantiqueira, corredores de Trail Run, Uphill e Canicross e os atletas de Mountain Bike e Gravel passam a ter a companhia dos competidores do e-MTB e suas bicicletas elétricas. Essa é a última das três etapas do ano do circuito, que já passou por Atibaia e Juquitiba.

Veja também
+ Como treinar para o Rocky Mountain Games morando na cidade
+ Praticar esportes na infância prepara as mulheres para liderar, diz estudo
+ ICMBio multa Exército em R$ 6,5 milhões por incêndio no Itatiaia
Trail Run tem percursos de 6, 12, 21 e 42K. Foto: Divulgação.

A retirada de kits será feita diretamente na arena na Praça Pinho Bravo e começa nesta sexta-feira (25) das 18h às 22h. No sábado (26) e domingo (27), os atletas podem pegar seus kits antes das largadas, a partir das 6h. As entregas estarão disponíveis até as 15h.Sábado é dia de corrida. Com percursos de 6km, 10km, 21km e 42km em trilhas e estradas de terra, o Trail Run tem largada a partir das 7h. O Canicross começa logo em seguida, às 7h15. Tutores e seus cães partem em duplas para encarar um percurso de cerca de 4km. Já o Uphill será no domingo. Serão 4 km morro acima, com início a partir das 7h15.

Além do pessoal que gosta de subir o morro com a força das pernas, o domingo é reservado para o pedal, com os 25km e 40km de Mountain Bike. Serão trilhas por estradas de terra e single tracks especiais, a partir das 7h. O Gravel larga no mesmo horário, para 40 km por um terreno híbrido, que mistura estrada de terra, trilhas e asfalto.

Cartaz do RMG em Campos do Jordão. Foto: Reprodução.

A novidade da etapa de Campos do Jordão é o e-MTB. Serão 40km em duas categorias. Na Turbo Pro não há limite para potência máxima do motor, nem para consumo máximo de bateria, enquanto a velocidade máxima assistida vai até 32 km/h, e não pode haver troca de bateria. Na Super Light (SL), a potência do motor é de 350 watts ou até 55 Nm de torque, com capacidade máxima da bateria de 400 watts/hora e velocidade máxima assistida: até 25 km/h, sendo permitido o uso de baterias extras.

Os novos percursos contarão com trilhas tradicionais da região de Campos do Jordão e foram ajustados para deixar a prova ainda mais emocionante. Próximo da largada, ainda nos arredores da cidade, os ciclistas entrar por trilhas tradicionais da Mantiqueira, como a Três Matas e o Rola Pedra, que exigem cuidado na pilotagem. À medida que sobem, terão pela frente o belo visual do Pico do Imbiri, o ponto mais alto de Campos do Jordão. Nesta região, passarão em trilhas recém recuperadas pelo projeto Imbiri Trails, uma iniciativa liderada pelo empresário Francisco Forbes, com apoio de ciclistas e moradores locais para requalificar as trilhas que cortam o Pico.

Canicross tem largada às 7h15 do sábado. Foto: Divulgação.

O percurso mais longo passará por um trecho inédito, dentro da Reserva Pinho Bravo. O clima de montanha, dentro da floresta, promete uma experiência única, já que ela é coberta, principalmente, por vegetação nativa da Mata Atlântica, além de algumas áreas de reflorestamento, com bosques de pinhos, araucárias e muitas árvores nativas, de diferentes tamanhos.

Já o percurso do Gravel, que conta com cerca de 40 km, percorre outro trecho da Serra da Mantiqueira, inclusive passando por Minas Gerais, na cidade de Piranguçu, entrando no município pelo bairro do centro e saindo pela represa da vila Maria. Com variação de asfalto e terra, e visuais belíssimos, a prova promete ser na medida para os amantes da modalidade.

Participantes do Uphill no Pico do Imbiri na edição passada. Foto: Divulgação.

Desafio

Para quem gosta de testar limites ainda mais, o Desafio Rocky une as provas de Trail run 10km e MTB 25km, ou seja, o atleta corre no sábado e pedala no domingo, com 35km de distância na somatória. Os três primeiros colocados nos naipes masculino e feminino terão direito a premiação em dinheiro.

Cinema, shows e gastronomia

Em paralelo às modalidades esportivas, o Rocky Mountain Games oferece atividades para familiares, amigos e convidados dos atletas. A arena RMG, montada na Praça do Pinho Bravo, oferece atividades e ativações dos patrocinadores, opções de alimentação com food trucks e muito mais. A cultura também entra em cena, com shows musicais e filmes. Desta vez, a sessão de cinema será na Casa Specialized, localizada também o Capivari, a 500 metros da arena, em um happy hour das 18h às 21h.

Arena promete ficar bem movimentada em Campos. Foto: Divulgação.

Acampamento Go Outside de Aventura

Destinado para meninos e meninas de 4 a 13 anos, o Acampamento Go Outside de Aventura conta com atividades como trekking, leitura de mapas, bússola, slackline e muitas brincadeiras. Nos dois dias da etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games, as crianças vivenciarão a experiência da vida ao ar livre. Todos chegam e voltam para casa com os pais após a competição, tanto no sábado como no domingo – e têm direito a camiseta especial e medalha.

O Circuito Rocky Mountain Games tem patrocínio de Banco do Brasil, Francis, Gulf Combustíveis, Porto e Cerveja Patagonia, apoio Specialized e Mynd. Realização da Rocky Mountain Sports Content e a mídia oficial é a Go Outside.