Road trip na Nova Zelândia: roteiro de 20 dias na Ilha Sul

Por Jade Rezende

Road trip na Nova Zelândia: roteiro de 20 dias na Ilha Sul - Go Outside
Lago Wanaka, na Ilha Sul da Nova Zelândia. Foto: Mark Mialik/Unsplash

Uma road trip é a melhor maneira de conhecer a Nova Zelândia. Veja um roteiro pelas paisagens mais clássicas do país na Ilha Sul

+ 5 dicas para você explorar melhor a Nova Zelândia
+ O turismo e as belezas naturais da Austrália, a terra dos cangurus

Além de contar com uma das paisagens mais diversas do mundo todo, a Nova Zelândia tem destinos muito próximos uns aos outros – e uma rede extensa de serviços rodoviários liga a maior parte deles. Some isso ao fato de o país não dispor de uma oferta hoteleira muito rica e você vai perceber que as road trips são a melhor maneira de conhecer a terra dos kiwis. Sabendo desse potencial, o governo neozelandês libera mais de 500 pontos para acampamento gratuito, seja em barracas ou veículos, garantindo viagens cênicas dignas de filme.

Road trip na Nova Zelândia: roteiro de 20 dias na Ilha Sul

Em um roteiro de 20 dias, explore a Ilha Sul para conhecer as paisagens mais clássicas da Nova Zelândia. Alugue uma campervan ou motorhome ao pousar em Auckland, na Ilha Norte, e dirija até Wellington para pegar o ferry que vai até Picton, na Ilha Sul. Percorra a região no sentido anti-horário: desça pelo lado oeste, com praias paradisíacas e florestas como destaque, passando pelas pequenas Punakaiki e Haast.

Para atravessar para o leste, passe por alguns dos cenários mais conhecidos do país: Wanaka e Queenstown, com inúmeros (e belíssimos) lagos e montanhas, e o Monte Cook, a montanha mais alta da Nova Zelândia com 3.724 metros de altitude. De lá, dirija até Christchurch, onde você pode devolver o veículo e pegar o voo de volta para casa.

Aventuras: O que dizer sobre o país que foi casa do primeiro bungee jump comercial do mundo? Nova Zelândia é sinônimo de aventura. A famosa Kawarau Bridge Bungy Jump fica a 43 metros de altura, sobre o rio Kawarau, e está localizada em Queenstown. Em Wanaka, aproveite a neve em algumas das estações de esqui mais famosas do país. Para os menos radicais, uma alternativa é explorar as cavernas e trilhas cheias de estrutura e sinalização ao longo da costa oeste.  

Durma bem: As campervans e os motorhomes são as melhores opções para as road trips no país, já que possuem estruturas completas para camping. As campervans, no entanto, são menos robustas que os motorhomes e, consequentemente, mais baratas. Seja qual for a sua escolha, procure a Britz Campervans, uma das empresas do ramo mais famosas da Nova Zelândia, que possibilita vários planos e locais de retirada e entrega dos veículos.

Paladar: Além dos resorts de esqui, Wanaka também é famosa por ser uma região de vinícolas, assim como a vizinha Queenstown. Existem mais de 100 vinícolas em um raio de 40 minutos somente na região de Queenstown, de onde saem alguns dos melhores vinhos do mundo. Conheça o Valley of the Vines, na área de Gibbston, que fica entre montanhas escarpadas e o desfiladeiro rochoso do rio Kawarau. O local produz bebidas com reconhecimento mundial, acumulando diversos prêmios internacionais.

Fora da rota: Que tal descer da sua campervan e pedalar um pouco? Antes de deixar o veículo em Christchurch, dirija apenas 1 hora e conheça o parque de Hanmer Forest, onde você vai encontrar belos singletracks de mountain bike com distâncias de 5 a 15 km. Pedale durante o dia e, à noite, relaxe nas fontes termais da cidade de Hanmer Springs. 







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo