Rio retira 320 toneladas de lixo das praias após Réveillon

lixo
Muito trabalho após o Ano Novo na capital fluminense - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Férias para alguns, trabalho para outros. Passar o Ano Novo na praia é a escolha de milhares de brasileiros, mas isso também significa preparar a logística para lidar com o aumento do lixo gerado pelas festas de Réveillon.

+ Capivara flagrada na praia junto com banhistas no RJ (vídeo)

+ Homem flagra “briga” entre bodyboarder e leão-marinho

+ Janeiro Seco: Especialistas destacam os benefícios de 30 dias sem álcool

As prefeituras de cidades como o Rio de Janeiro e Balneário Camboriú (SC) montaram operações para recolher a sujeira produzida entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada de sábado (1).

No Rio, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) removeu 320 toneladas de lixo nos pontos com festas de Ano Novo.

Segundo a prefeitura, a marca é 50% menor do que a média histórica das viradas de ano na capital fluminense, já que as festas do Réveillon 2022 foram reduzidas.

Com o intuito de freiar as aglomerações durante a pandemia, shows foram cancelados e apenas as queimas de fogos em locais como a praia de Copacabana, na zona sul, foram mantidos. Somente nesse ponto, foram coletados metade do lixo gerado, 167 toneladas.

Para a operação limpeza pós Ano Novo, a prefeitura do Rio de Janeiro contou com 4372 garis. O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, afirmou que a limpeza “fluiu com muita tranquilidade” e avaliou que a instalação de caixas metálicas ajudou no descarte correto dos lixos por parte do público.

Balneário Camboriú também teve coleta de lixo no sábado (1). Segundo a prefeitura do município catarinense, 300 profissionais atuaram na limpeza da faixa de areia da praia Central. Caminhões e tratores auxiliaram no serviço que terminou por volta das 6h20 do primeiro dia do ano. A quantidade de lixo recolhida não foi informada pela administração.

A faixa de areia, que passou por processo de extensão, conta com 900 lixeiras, de acordo com a administração do município.

“A limpeza da praia Central pelas equipes da Secretaria de Obras é o fechamento de toda uma operação exitosa. Agora pela manhã, a praia está limpa e perfeita para todos”, disse o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Milhares de pessoas assistiram ao show da virada do ano na cidade. Foram mais de 20 minutos de fogos de artifício, lançados de oito balsas e dos molhes do Pontal Norte e Barra Sul. Antes da queima, houve contagem regressiva com projeção em uma roda gigante.

-Publicidade-