A respiração é uma parte fundamental do treinamento para a corrida. Respirar corretamente na corrida ajuda a diminuir o cansaço, melhorar o ritmo da corrida e evitar a sensação de falta de ar durante uma prova.
Leia também:
+ Três exercícios para melhorar a respiração
+ Xô tempo ruim: um umidificador de ar para você respirar melhor
Segundo a nutricionista Patricia Davidson, o ritmo da respiração é individual, variando com a demanda de oxigênio de cada um. “Respeitar seu ritmo na corrida é fundamental, evitando hiperventilação ou falta de ar. Conversar e cantar enquanto corre pode atrapalhar, pois o ritmo de respiração também fica alterado”, explica Patricia, que também é praticante da corrida.
Sentir-se confortável com a própria respiração é o primeiro sinal de que o corpo está respondendo bem ao ritmo de inspiração e expiração. “O ideal é cadenciar a respiração e a corrida, tentando criar um ritmo conjunto do corpo. A respiração não deve ser profunda, e sim mais rápida. Evite o cansaço inspirando pelo nariz e expirando pela boca”, completa a nutricionista.
3 dicas para respirar corretamente na corrida
1 – Aprenda respiração abdominal
A respiração abdominal pode fazer milagres pelo nosso rendimento. Ela ajuda a aumentar a capacidade respiratória e torna a respiração mais profunda. Você pode começar treinando em casa, antes de dormir ou quando estiver descansando. Inspire “inchando” a barriga, espire esvaziando-a. Com o tempo, a prática vai ficando cada vez mais natural e você pode introduzi-la nas atividades físicas. Uma dica na fase de treino em casa é colocar a mão sobre o peito: ele não pode oscilar para cima e para baixo.
2 – Respire com ritmo
Já parou para pensar se sua respiração está sincronizada com sua corrida? É uma dificuldade muito comum principalmente em iniciantes, mas mesmo corredores mais experientes pode se afobar e perder o ritmo da respiração. Tenha um ritmo constante e tente inspirar/expirar em cada 2 passos ou mais. Os mais experientes (ou em ritmos mais lentos) devem conseguir inspirar em 4 passos e expirar nos outros 4 passos seguintes.
3 – Inspire pelo nariz, expire pela boca
Essa técnica ajuda a “alongar” a respiração, evitando que você respire rápido demais. Não há certo ou errado, e só experimentando você vai saber se funciona para você.