Resort de esqui muda nome para não ser mais racista e machista

racista e machista
Reprodução/ Squaw Valley Alpine Meadows

O resort Squaw Valley Alpine Meadows vai mudar sei nome depois da temporada de verão de esqui de 2021. A decisão veio ao reconhecer que a palavra “squaw” tem uma carga racista e machista. “Squaw” é um termo pejorativo em inglês para se referir a mulheres índias nativas americanas, em especial as casadas. O resort postou o comunicado em suas redes sociais e no seu site.

>> Siga a Go Outside no Instagram

A empresa decidiu eliminar o nome depreciativo após o apelo de grupos nativos americanos, incluindo a tribo local Washoe. Quando o resort foi batizado em 1949, a intenção original não era atribuir um sentido pejorativo, de acordo com a empresa. 

A palavra “squaw” era usada pelos exploradores Lewis e Clark em 1805. Negociantes de pele e caçadores usavam muito o termo, de acordo com a Universidade de Idaho. No contexto social de hoje, os indígenas nativos americanos consideram o termo carregado de estigmas, racista e machista.

Novo nome em 2021 

“No momento de reconhecimento e prestação de contas que estamos vendo no país, chegamos a conclusão que é a hora certa para reconhecer que uma mudança deve acontecer”, disse Ron Cohen, presidente e COO do Squaw Valley Alpine Meadows. “Amamos nossa história local e nossas memórias, mas nós associamos este lugar e com como ele foi chamado por tanto tempo – Squaw – atualmente com uma conotação ofensiva.”

+ Como podemos construir uma indústria outdoor anti-racismo
+ Por que grandes marcas outdoor estão boicotando o Facebook

O resort é famoso por ter recebido Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1960. O nome novo ainda não foi decidido, mas “deve refletir nossos valores, nosso lendário passado e o respeito por todos que desfrutaram desta terra”, disse Cohen. Uma equipe foi definida para trabalhar nisso e o novo nome deve ser anunciado em 2021.