Ao tirar sua bike da garagem, a última coisa que você quer ver é a magrela tomada pela ferrugem. Isso pode acontecer com qualquer um – até mesmo com os ciclistas mais cuidadosos.
Resultado da oxidação, a ferrugem acontece quando o metal é exposto à umidade e ao oxigênio por longos períodos. E a umidade não precisa ser apenas água que não foi devidamente enxugada; também pode ser a umidade do ar.
É por isso que o local e a forma como você armazena sua bicicleta são tão importantes na luta para ela não enferrujar. As partes mais suscetíveis são a corrente, o câmbio traseiro, o quadro, o guidão, os parafusos e as porcas.
Se negligenciadas, a ferrugem pode causar danos sérios à sua bicicleta.
Veja também
+ 3 coisas que você deve considerar antes de treinar gripado
+ Capitã, mãe e multiatleta: Camila Nicolau entra para o Hall da Fama da Corrida de Aventura
+ Por que o Ozempic pode ser o próximo doping
Como limpar a ferrugem da sua bicicleta
Se o problema for grave, você pode recorrer a removedores químicos. No entanto, eles tendem a ser muito perigosos, por isso, manuseie-os com cuidado (use luvas e óculos de proteção ao usá-los).
A boa notícia é que, a menos que você tenha um problema grave de ferrugem, alguns métodos caseiros podem fazer maravilhas. É um processo simples que você pode realizar facilmente.
Antes de começar, escove qualquer sujeira ou lama solta da bicicleta para trabalhar em uma superfície limpa.
Bicarbonato de sódio
Hora de invadir o armário da cozinha! O bicarbonato de sódio não só ajuda a criar bolos leves e fofos, mas também é uma maneira suave de remover ferrugem sem danificar sua bicicleta.
Misture com água (partes iguais) até formar uma pasta espessa. Aplique sobre a ferrugem e deixe agir por cerca de 10 minutos. Em seguida, esfregue. Outra forma é aplicar a pasta usando papel alumínio, esfregando vigorosamente até a ferrugem desaparecer.
Vinagre ou refrigerante
A acidez de ambos é excelente para quebrar a ferrugem (tente não pensar muito no que isso faz com o seu estômago). Pegue o papel alumínio novamente, mergulhe no vinagre ou no refrigerante e esfregue na ferrugem.
Se você tiver parafusos e porcas que precisam ser limpos, pode mergulhá-los no líquido. Mas não os deixe por muito tempo – eles podem se dissolver!
Como prevenir a ferrugem desde o início
A chave para evitar ferrugem é manter sua bicicleta seca. Isso não significa nunca pedalar em condições molhadas; apenas significa secá-la cuidadosamente ao guardá-la entre os passeios. Isso inclui lembrar da tríade sagrada de prevenção de ferrugem: mantenha-a limpa, coberta e lubrificada.
Mantenha-a limpa
Depois de um passeio particularmente molhado e sujo, enxágue e seque sua bicicleta antes de guardá-la. Não deixe sujeira e lama se acumularem na bicicleta para evitar o acúmulo de sujeira e umidade.
Quando for guardar a bicicleta por uma temporada, faça uma limpeza completa. Isso ajudará a protegê-la e garantirá que esteja pronta para uso na próxima primavera ou outono.
Mantenha-a coberta
Se você tiver espaço dentro de casa ou na garagem para guardar a bicicleta protegida das intempéries, ótimo. Caso contrário, tente encontrar um local razoavelmente protegido para armazená-la e invista em uma boa capa impermeável para protegê-la do clima.
Mantenha-a lubrificada
Manter as partes móveis da bicicleta lubrificadas é essencial. Isso ajuda a evitar que o metal enferruje e reduz o atrito, garantindo que as rodas girem suavemente.