No começo deste domingo (23) um aeroporto da República Democrática do Congo foi atingido por um rio de lava, resultado da erupção do vulcão Nyiragongo, no leste da região. O incidente ocorreu em Goma, centro da cidade, e foi noticiado pelas autoridades locais.
“A situação está piorando”, indicou um oficial do Parque Nacional Virunga, através de mensagem a funcionários. “Além do rio de lava na direção nordeste (Kibumba/Ruanda), outro rio desce sobre a cidade. Chegou agora ao aeroporto e deve descer até o Lago Kivu”, completou.
+ Vídeo: Vulcão registra “gêiseres de lava” com mais de 400 metros de altura
+ Assista ao incrível nascimento de um vulcão na Islândia
+ Chef cozinha pizzas em vulcão da Guatemala
Muitas pessoas já haviam saído da cidade antes mesmo do vulcão começar a apontar uma fumaça vermelha no céu noturno. As autoridades ativaram o plano de evacuação da região no fim da noite.
“A erupção do Nyiragongo é semelhante a de 2002”, relembrou o oficial, solicitando que todos perto do aeroporto deixem o local o quanto antes. Ele ainda informou que, no momento “os outros bairros da cidade não correm perigo”, e não devem ser atingidos pela lava.
A última ativação do Nyriagongo na República Democrática do Congo havia ocorrido em 17 de janeiro de 2002 e ocasionou a morte de 100 pessoas. A lava do vulcão cobriu quase toda a região leste de Goma, além da metade da pista de pouso do aeroporto.
A região de Goma fica localizada na face sul do Nyriagongo, com vista para o Lago Kivu. A província de Kivu fica na região norte, fazendo fronteira com Uganda e Ruanda, lá existem seis vulcões, todos com altura superior a 3 mil metros.