No último de semana, o paulista Gustavo “Bala Loka” ficou em quarto no Pré-Olímpico de BMX Freestyle, em Budapeste, Hungria, e garantiu vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Essa será a primeira vez que o atleta de Carapicuíba, bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, vai disputar uma Olimpíada.
Veja também
Com 12 atletas, Brasil terá time completo no skate nos Jogos de Paris 2024
+ Olimpíadas de Paris estão em risco devido ao calor extremo, alerta relatório
+ “Crias do Fazendão”: como a nova geração roubou a cena no Rocky Mountain Games Juquitiba
Com isso, o ciclismo brasileiro será representado por seis atletas em Paris. No BMX, além de Bala Loka no Freestyle, Paôla Reis, atual campeã pan-americana, vai correr no BMX Racing.
No ciclismo de estrada, Tota Magalhães, atual campeã brasileira, e Vinicius Rangel, campeão brasileiro em 2022, foram os convocados pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).
A experiente Raiza Goulão, que esteve na Rio 2016, e Ulan Galinski, o 25º colocado do ranking mundial, serão os representantes do país no Mountain Bike.
A definição das vagas olímpicas está atrelada ao ranking das nações da UCI (União Ciclística Internacional), a associação que reúne as federações nacionais de ciclismo no mundo, e pertencem ao país e não ao atleta.
Ou seja, mesmo que um ciclista tivesse obtido a vaga, ele só a ocuparia se atendesse aos critérios estabelecidos pela CBC anteriormente.
Foi o que aconteceu no ciclismo de estrada masculino, a vaga foi obtida após o sexto lugar de Nicolas Sessler no Pan-Americano de 2023. Mas foi Vinicius Rangel o escolhido para representar o país.
As disputas do ciclismo em Paris 2024 começam no dia 27 de julho.
Ciclistas brasileiros em Paris 2024
BMX
Freestyle Masculino: Gustavo Batista de Oliveira
Racing Feminino: Paôla Reis
ESTRADA
Feminino: Ana Vitoria Magalhaes
Masculino: Vinicius Rangel
MTB
XCO Feminino: Raiza Goulão
XCO Masculino: Ulan Galinski
Fonte Aliança Bike