Redes sociais estão causando acidentes em trilhas, sugere estudo

Por Outside USA

Redes sociais estão causando mais acidentes em trilhas, sugere estudo - Go Outside
Foto: Shutterstock

Para o bem ou para o mal, as redes sociais vieram para ficar, e isso é tão forte no mundo outdoor quanto em qualquer outro lugar. A maioria de nós tem uma conta no Twitter, Instagram, Facebook ou TikTok, e essas plataformas passaram a desempenhar um papel central na forma como os turistas e trilheiros compartilham suas aventuras uns com os outros e com o mundo em geral. Mas enquanto elas podem ser uma fonte de inspiração, um novo estudo sugere que as redes sociais podem estar colocando alguns mochileiros em sérios problemas e causando mais acidentes nas trilhas e outros locais ao ar livre.

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Quando alguém cai de um lugar alto ou é processado enquanto fotografa um animal, a reação instintiva dos comentaristas da internet geralmente é culpar a busca de selfies motivada pela influência. Há algumas evidências de que eles podem não estar errados: pesquisadores na Turquia estudaram 159 “vítimas de selfie” feridas ou mortas enquanto tentavam tirar fotos e descobriram que 43,2% dos acidentes ocorreram na natureza, com as bordas dos penhascos sendo o local preferido para as fotos. Um caminhante que se safa com uma selfie arriscada pode levar outros a fazerem o mesmo, e certos destinos de caminhada podem ser vistos com mais aceitação do que risco ao longo do tempo.

Dr. Zachary Lu da Universidade da Califórnia, Irvine e sua equipe decidiram quantificar esse risco. Publicado na Wilderness and Environmental Medicine em 2021, seu artigo, The Associations Between Visitation, Social Media Use, and Search and Rescue in United States National Parks, comparou estatísticas de visitação de equipes de busca e salvamento (SAR, em inglÊs) e de parques nacionais com dados de mídia social para tentar determinar a relação entre o tráfego, postagens e resgates.

O Dr. Lu disse que a ideia do projeto surgiu tanto de seu amor pela vida ao ar livre quanto de anedotas de caminhantes se metendo em acidentes em busca de fotos para redes sociais em trilhas. Ele disse que seu processo tinha um objetivo: “Como podemos maximizar a experiência de todos se divertindo, mantendo-os seguros e, particularmente, no que se refere às mídias sociais?”.

“Desenvolvemos este estudo para testar ou encorajar a ideia de: ‘Ei, e se observássemos os dados numéricos em termos de plataformas de mídia social, no nosso caso, o Twitter, e fizéssemos uma comparação direta [para ver] se há algum tipo de associação com incidentes de busca e salvamento em parques nacionais?’”, disse Lu. De uma perspectiva ampliada, ele diz que o estudo analisou principalmente as visitas e as visitas de busca e resgate como um todo, ao mesmo tempo em que avaliou as correlações com as mídias sociais.

O Twitter foi usado para avaliar as mídias sociais por causa das relações existentes que a equipe do Dr. Lu tinha com a Universidade da Califórnia, Escola de Informação de Irvine, que havia desenvolvido um programa chamado Cloudberry. Usando este software, a equipe foi capaz de avaliar os dados do Twitter “para obter uma contagem histórica do número de tweets relacionados a determinadas palavras-chave por área”, disse o Dr. Lu. Ele observou que outras plataformas, como Instagram ou Flickr, possuem dados menos disponíveis para pesquisadores no momento.

A equipe obteve dados de visitantes do banco de dados de uso de visitantes do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos e dados da busca e salvamento do Painel de Incidentes SAR 2017 do Serviço Nacional de Parques dos EUA. Eles consideraram visitas recreativas, estadias em locais desenvolvidos, visitas ao interior e tweets como variáveis ​​independentes e incidentes e fatalidades de SAR como variáveis ​​dependentes. Como a equipe observou em seu artigo, eles acabaram com – sem trocadilhos – uma montanha de dados.

“Analisamos as correlações entre 180.216.375 visitas recreativas, 10.452.835 estadias em locais desenvolvidos, 1.956.935 visitas ao interior, 183.744 tweets, 3.433 incidentes SAR e 181 fatalidades que ocorreram em parques nacionais durante 2017”, escreveram.

Quais foram suas descobertas? Todos os três tipos de visitas (recreativa, local desenvolvido e interior) mostraram correlações positivas com incidentes de SAR. As visitas ao interior tiveram uma correlação mais forte com as fatalidades do que as estadias em locais desenvolvidos, talvez relacionadas à natureza inerentemente mais arriscada do cenário. (Enquanto os pesquisadores especularam que as pessoas que pedem ajuda no interior podem, em média, ser mais experientes e qualificadas do que aquelas que pedem ajuda nas áreas mais urbanas, eles notaram que seu estudo não analisou os níveis de experiência das vítimas de SAR.)

Essas conclusões podem não ser surpreendentes – afinal, quanto mais pessoas vão para o ar livre, maiores são as chances de elas se machucarem. O uso de mídia social, no entanto, acabou sendo um preditor ainda melhor de pessoas se metendo em problemas: de acordo com o Dr. Lu, a correlação mais forte que eles viram em seu estudo foi entre tweets e acidentes que levaram a resgates ou mortes. Além de levar os visitantes aos parques, os autores sugerem que “as mídias sociais podem estar associadas a incidentes de busca e salvamento por meio de usuários que motivam outros a obter fotos ou vídeos por meios arriscados ou perigosos”.

Nesse ponto, Dr. Lu espera que sua pesquisa possa ser uma parte da solução, incentivando os usuários de redes sociais a compartilhar suas aventuras em trilhas – e consumir fotos de outras pessoas – com segurança em mente, evitando acidentes.

“Espero que isso encoraje as pessoas… não necessariamente [a usar as mídias sociais] para se colocar em situações complicadas, mas sim para compartilhar suas experiências divertidas e motivar outras pessoas a compartilhar suas próprias vivências e construir essas experiências para si mesmas”, diz ele. “Porque isso acaba levando a uma cultura de gestão ambiental, onde podemos realmente cuidar do nosso meio ambiente para que todos possam apreciá-lo.”







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