Primeira edição do Red Bull Gravel X rola no Vale Europeu, em Santa Catarina

Por Redação

Red Bull Gravel X reúne ciclistas profissionais e amadores em um desafio de resistência de 300 km. Foto: Divulgação.

Com percurso de 300 km entre as pacatas cidades que formam o Vale Europeu, o primeiro Red Bull Gravel X acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro em Santa Catarina.

Com mais de 4.500 de altimetria, os ciclistas percorrerão em duas etapas cidades tradicionais como Timbó, Doutor Pedrinho e Altos Cedros em um trajeto que combinará montanhas, estradões de terra, rios e cachoeiras.

Veja também
+ Banco Master Rocky Mountain Games recebe mais de 2.500 pessoas em Campos do Jordão
+ Veja os ciclistas que vão participar do primeiro Mundial de Gravel da UCI
+ 8 razões para você investir em uma bike gravel

No primeiro dia, a corrida começará em Timbó, início oficial do roteiro de cicloturismo, e passará por Pomerode, Indaial e Rodeio até chegar em Doutor Pedrinho. Serão 156 km, mais de 2.300 metros de altimetria acumulada e 75% do percurso em estradas de terra.

No segundo dia, o percurso é diferente. O ponto de partida acontece em Doutor Pedrinho no sentido horário até Altos Cedros até a linha de chegada, em Timbó, com 132 km, mais de 2.400 metros de altimetria acumulada e mais estrada de terra, em terreno ondulado.

Será o primeiro evento da modalidade gravel, a grande novidade do ciclismo mundial dos últimos anos, patrocinado pela empresa de bebidas energéticas na América Latina.

No último mês de maio, na cidade de Marfa, no estado do Texas, foi realizado o Red Bull Rio Grande Gravel, com a participação de 500 ciclistas em um apenas dia de competição.

“De 2020 para cá, tivemos o aumento significativo de vendas de bicicletas e também da expansão do Vale Europeu Catarinense como destino turístico, de pessoas em busca de contato maior com a natureza por meio do esporte”, destaca Ana Lidia Borba, CEO da Flows, que realiza o evento esportivo.

“Não à toa, em tão pouco tempo foi formada uma rota de cicloturismo. O Red Bull Gravel X ajuda a consolidar essa rota e, ainda, oferece a experiência aos ciclistas vivenciarem uma competição de ciclismo inovadora e de alto padrão internacional”, completa Borba.

Limitado a 200 ciclistas, profissionais ou amadores, as inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento.