Mais de 1,8 milhão de cartuchos de gás são vendidos atualmente para uso em fogareiros durante atividades outdoor, como trekkings e campings. Por falta de informações e pontos de coleta, muitas pessoas descartam os resíduos em lixo comum e os centros de reciclagem não recolhem o material por medo de explosão. Esses dois fatores fazem com que os aterros sanitários e lixões locais acabem sendo o destino final das sucatas metálicas, prejudicando o meio ambiente.
+ Projeto transforma resíduos plásticos em pranchas esportivas
+ ONG impede que 3000 toneladas de lixo cheguem ao mar, mas essa é a ponta do iceberg
O Programa de Reciclagem Gear Tips, criado no Brasil para coletar e fazer a reciclagem desses cartuchos de gás, foi o vencedor do UIAA Mountain Protection Award. A premiação é promovida pela Union Internationale des Associations d’Alpinisme – UIAA (Federação Internacional de Escalada e Montanhismo), com sede na Suíça, que premia todo ano iniciativas inovadoras de sustentabilidade. O programa brasileiro foi selecionado entre 12 projetos internacionais apresentados por países dos quatro continentes.
Pedro Lacaz Amaral, fundador e CEO do Gear Tips Outdoor, plataforma de educação para praticantes de esporte na natureza, afirma que a startup criou um coletor que permite não só o esvaziamento do resíduo final que eventualmente pode sobrar no cartucho, mas também sua perfuração, o que garante que os centros de reciclagem se sintam mais seguros para receber as embalagens.
“As pessoas podem depositar seus cartuchos nos coletores para que sejam recolhidos e passem por um processo de transformação dos resíduos em matéria-prima para alimentar a indústria de aço. Assim, promovemos um ciclo de vida sustentável para os cartuchos de gás”, diz Pedro.
Coletores de cartuchos
Atualmente, os coletores estão disponíveis para o público em 24 pontos de coleta, incluindo lojas, clubes de caminhada/escalada e, em breve, parques nacionais. Pedro espera fechar o ano com 60 pontos de coleta e, em 2024, chegar a 100. Até o final de 2025, o Programa de Reciclagem tem como objetivo inserir coletores de cartuchos de gás em todos os parques nacionais e estaduais que possuem áreas de camping.
“Queremos que o programa esteja presente em todas as lojas que vendem esse tipo de cartucho e já recebemos a demanda de uma grande rede de varejo esportivo interessada em montar seu próprio programa de reciclagem. Para isso, pretendemos construir coletores diferentes de acordo com as demandas dos locais. Entendemos que ao fazer isso, conseguiremos espalhar o projeto por todo o Brasil”, complementa Pedro.
Premiação
Para a equipe de avaliação da UIAA, embora a iniciativa apoie pessoas que praticam atividades ao ar livre para ajudá-las a descartar cartuchos de gás vazios, em um nível mais elevado, o projeto também contribui para inspirar uma mudança na mentalidade do consumidor na comunidade brasileira de atividades ao ar livre em direção a escolhas e comportamentos mais sustentáveis.
“Acredito que no Brasil as pessoas em geral ainda não estão conscientes das diferentes formas como prejudicamos o meio ambiente, e o foco é trazer de volta essa consciência. E o descarte correto dos cartuchos é apenas uma de nossas iniciativas para promovê-la”, finaliza Pedro.