O escalador norte-americano Alex Honnold é conhecido por suas façanhas incríveis. Ele escalou solo e sem cordas o El Capitan, em Yosemite, em 2017, fez primeiras ascensões em lugares como Groenlândia e Antártica, e atualmente está trabalhando em um novo projeto para escalar o The Nose sem auxílio.
Após enfrentar esses desafios, Honnold geralmente precisa de uma refeição rápida e satisfatória para repor energia e reparar os músculos, mantendo sua recuperação. Para isso, ele criou uma receita de macarrão rica em carboidratos e nutrientes que se tornou sua base pós-treino.
Veja também
+ Alo Slebir pode ter surfado a mítica onda de 100 pés em Mavericks
+ Sozinho, esse alpinista quebrou um recorde improvável no Everest
+ 16 maneiras de descomplicar a sua vida em 2025
Como Alex Honnold se recupera
Conversamos com Honnold antes de uma sessão de escalada e descobrimos que ele prefere “macarrão com vegetais” como a sua escolha principal de carboidrato pós-treino.
Pai de duas crianças, Honnold explicou que, ao voltar de uma viagem de escalada, ele assume rapidamente seu papel de pai. Por isso, ele depende dessa receita “bem simples”, já que é rápida e preparada em uma única panela. Além disso, ele comenta: “Qualquer comida quente depois de um dia difícil é sempre bem-vinda.”
Ele gosta de manter as refeições descomplicadas. “Não sou muito exigente; nem eu nem minha esposa somos chefs de verdade; estamos apenas sobrevivendo. Eu vejo comida como algo para ‘alimentar o fogo’,” diz. “Então, qualquer coisa que esteja na geladeira geralmente entra na minha refeição de recuperação.”
Perguntei quais seriam os ingredientes essenciais para esta receita, e ele recomendou farfalle, pimentão, espinafre, cebola, abobrinha e, como toque final, fatias de abacate (uma de suas fontes favoritas de gordura).
A refeição de recuperação de Honnold se assemelha ao macarrão primavera, uma receita italiana clássica que envolve cozinhar vegetais em manteiga e azeite até ficarem macios, mas ainda crocantes. Isso cria um molho delicioso que cobre os fios de macarrão.
Embora Honnold não tenha vínculos culturais com este prato nem memórias de infância associadas a ele, a receita reflete o estilo de vida vegetariano que ele adotou e sua abordagem descomplicada à culinária. “Para mim, comer tem a ver com quão rápido posso preparar a comida,” ele diz.
Como escritora gastronômica vivendo em Vermont, faço pelo menos uma trilha íngreme por semana. Embora minhas aventuras não sejam tão impressionantes quanto as de Honnold, decidi recriar seu macarrão com vegetais para ver se ele ajudaria a reabastecer meus músculos doloridos após uma caminhada.
Também consultei uma nutricionista para entender como essa refeição vegetariana pode ou não apoiar a recuperação após treinos intensos.
Como fazer o Macarrão Primavera com Abacate de Alex Honnold
Do início ao fim, essa receita levou cerca de 25 minutos para ser preparada e rendeu duas porções. Aqui está o que você vai precisar:
Ingredientes
– 110 g de macarrão farfalle
– ½ xícara de cebola amarela, picada grosseiramente
– 1 pimentão, cortado em tiras finas
– ½ xícara de abobrinha, cortada em cubos
– 1 xícara de espinafre
– 1 abacate maduro, fatiado
– 1 colher de sopa de azeite
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Leve uma panela média com água salgada ao fogo até ferver. Cozinhe o macarrão farfalle conforme as instruções da embalagem e reserve ½ xícara da água do cozimento antes de escorrer.
2. Despeje a água restante, aqueça o azeite na mesma panela em fogo médio-alto.
3. Adicione a cebola, a abobrinha e o pimentão. Refogue por três a cinco minutos ou até que as cebolas fiquem translúcidas.
4. Acrescente o espinafre e continue refogando até que ele comece a murchar.
5. Despeje a ½ xícara de água do cozimento reservada na panela e refogue os vegetais por mais um ou dois minutos. A mistura deve começar a parecer um molho ralo.
6. Adicione imediatamente o macarrão farfalle na panela com os vegetais.
7. Transfira o macarrão para um prato e decore com as fatias de abacate.
8. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
O veredito
Esta refeição feita com apenas uma panela é deliciosa e satisfatória. Honnold pode ter uma abordagem descontraída na cozinha, mas está certo sobre esta receita.
Entre cortar os vegetais, cozinhar o macarrão e refogar todos os ingredientes, em menos de 30 minutos preparei uma versão simples e deliciosa do clássico primavera.
Dicas da nutri para maximizar os benefícios desta refeição
Coma este prato dentro de uma hora após o treino para repor os carboidratos consumidos durante o exercício, diz Maya Feller, nutricionista baseada em Nova York.
“Macarrão é uma ótima fonte de carboidratos,” ela explica. Restaurar os carboidratos após atividades físicas intensas é essencial para manter os estoques de glicogênio, fonte de energia que ajuda a alimentar os músculos para o próximo treino.
Para melhorar o perfil nutricional deste prato, Feller sugere aumentar o teor de proteína. Meia xícara de feijões pode elevar a proteína total para cerca de 17 g.
Na segunda vez que preparei a receita, adicionei feijões cannellini e tomates cereja. O resultado foi ainda mais saboroso, perfeito para os desafios das trilhas que vêm pela frente!