O Everest dos sherpas

Documentário mostra o “outro lado” na disputada corrida pelo topo do mundo

O FILME MAIS IMPORTANTE SOBRE O EVEREST não tem atores famosos no elenco. Na verdade, ninguém ali é ator: Sherpas: A Vida no Everest (Sherpa – Trouble on Everest) é o primeiro documentário a abordar a cultura, a história e a realidade locais com a merecida profundidade.

O trabalho dirigido pela australiana Jennifer Peedom atualmente está no circuito de festivais mundiais, e no próximo domingo (24 de abril), será exibido pelo canal Discovery.

A narrativa começa com o momento que uma avalanche na geleira de Khumbu, em abril de 2014, que acabou matando 16 sherpas (o povo nepalês local, que costuma fazer o serviço pesado das expedições organizadas por agências ocidentais). Jennifer, que estava lá para retratar a temporada de escalada, mudou o rumo do roteiro para dar um close na vida dos sherpas, usando como personagem principal Phurba Tashi, um mítico shrepa que testemunhou aquele desastre, há dois anos. Além da relação entre sherpas e seus empregadores estrangeiros, o filme também aborda a tradição mística do Everest e o relacionamento de seu povo com a maior montanha do mundo.

O assunto “Everest lotado”, que já vinha sendo discutido pela mídia especializada, ganhou notoriedade depois daquele acidente. Para Norbu Tenzing Norgay, nepalês e filho de Tenzing Norgay Sherpa (que em 1953 escalou o Everest pela primeira vez, ao lado do neozelandês Edmund Hillary), “o Everest é um patrimônio natural que deve ser controlado por mais políticas de restrição”. Norbu participou da produção do filme, e acredita que, no momento, resta aos próprios sherpas lutarem por seus direitos, exigindo pagamentos decentes e não se arriscando tanto em um dos ambientes mais hostis do mundo para fazer valer o sonho de escaladores amadores.

“Este filme dá voz às pessoas que não tinham voz”, diz Norbu. “Jen Peedom e sua equipe finalmente entenderam a realidade dos sherpas, e fizeram um filme que não fica glorificando alpinistas ocidentais, mas que mostra o que de fato, está acontecendo no Everest.”

Assista:
SHERPAS: A VIDA NO EVEREST (Sherpa)
>> Quando: Domingo, 24 de abril, às 23h10
>> Onde: Discovery.com 
>> Duração: 1h30min

https://vimeo.com/163461423

-Publicidade-