Começa nesta segunda-feira (13), a reabertura dos parques de SP: 70 dos 108 parques municipais da cidade São Paulo voltam a receber visitantes após quatro meses fechados devido à pandemia no novo coronavírus. A prefeitura anunciou que os parques irão funcionar com horário reduzido e medidas de restrição.
Segundo o prefeito da cidade Bruno Covas, os parques deverão funcionar de segunda a sexta-feira e com 40% de sua capacidade. “Nós teremos controle na entrada dos parques, será obrigatória a utilização de máscara e os bebedouros estarão fechados por orientação da Vigilância Sanitária. Os permissionários que funcionam dentro dos parques também poderão voltar a funcionar respeitando os protocolos de atendimento”, explicou Covas durante uma coletiva de imprensa.
As unidades atendidas na reabertura dos parques de SP nesta etapa (veja a lista abaixo) abrirão das 10h às 16h, de segunda a sexta. Apenas os parques Ibirapuera e do Carmo terão horário diferenciado, das 6h às 16h. Também serão reduzidos os portões de acesso e a reabertura contempla apenas os dias da semana: todos serão fechados nos fins de semana, para evitar aglomerações.
Técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) elaboraram um protocolo para o cumprimento das leis vigentes durante a pandemia. Atividades físicas como caminhada, corrida, trilha e ciclismo (conforme a estrutura de cada unidade) estarão liberadas, respeitado o uso de máscara e o distanciamento social.
Reabertura parcial
Qualquer outra atividade que promova aglomeração está temporariamente suspensa, como eventos e esportes coletivos (uso de quadras e campos) e entrada de equipamentos para essa prática. Nesta etapa, os parquinhos e equipamentos de ginástica também serão restritos. Já os sanitários permanecerão abertos.
Para melhor controle físico nos parques, haverá restrição no número de portões de acesso, sinalização de piso em áreas que promovam fila para o cumprimento do distanciamento social e reorganização das áreas de consumo de alimentos das lanchonetes, conforme protocolos setoriais.
Reabertura dos parques de SP: regras de higiene
As regras de higiene vão além do uso de máscaras: será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos e, nos espaços com sanitários abertos (caso dos parques Ibirapuera e Carmo), haverá sabão líquido. Nesses parques, a limpeza dos sanitários será intensificada. Em alguns parques que possuem áreas gramadas, há projeto de marcação para que o distanciamento social seja cumprido. Alguns deles receberam o recurso, como o Ibirapuera, Carmo, Burle Marx e Povo, com auxílio da iniciativa privada.
Além disso, a SVMA também promoverá a contagem de frequentadores, observando dias e horários de maior e menor fluxo. Também vai monitorar ocorrências ou notificações de casos suspeitos ou confirmados de trabalhadores (servidores ou terceirizados) e análise do cumprimento desse protocolo para avaliar a ampliação do funcionamento dos parques.
Quando for ao parque, não use:
Quadras, ginásios e campos de prática esportiva coletiva
Parquinhos infantis
Bebedouros públicos
Chuveiros e vestiários
Áreas de evento e equipamentos que estejam fechados
Os cuidados:
Use máscara em tempo integral
Não pratique esportes coletivos
Evite aglomerações de qualquer tipo
Mantenha o distanciamento social mínimo de dois metros entre as pessoas
Use álcool gel. O produto será oferecido próximo de entradas e saídas e locais de grande circulação
Reabertura dos parques de SP:
Estão neste primeiro grupo 59 parques urbanos e lineares: Jardim da Luz; Aclimação; Independência; Buenos Aires; Ibirapuera; Cemucam;Alfredo Volpi; Carmo; Piqueri; Vila dos Remédios; Anhanguera; São Domingos; Raposo Tavares; Lions Clube Tucuruvi; Raul Seixas; Santa Amélia; Burle Marx; Eucaliptos; Chácara das Flores; Tiquatira – Eng. Werner Zulauf; Ipiranguinha; Trote; Parelheiros; Povo – Mario Pimenta Camargo; Vila Prudente – EcológicoProf. Lydia Natalízio Diogo; Rapadura; Itaim; Fogo; São José; Sapé; ÁguaVermelha; Aricanduva; Vila do Rodeio; Consciência Negra; Jardim Sapopemba; Sena; Ten. Brig. Faria Lima; Juliana de Carvalho Torres – Cohab Raposo Tavares; Zilda Arns; Lajeado – Izaura Pereira Franzolin; Canivete; M’Boi Mirim; Barragem de Guarapiranga; Ciência; Mongaguá; Rio Verde; Ribeirão Caulim; RibeirãoCocaia; Cantinho do céu; Sete Campos; Jardim Prainha; Guabirobeira – Mombaça;Jardim da Conquista; Ribeirão Oratório; Sapopemba (Aterro); Feitiço da Vila; Chácara do Jockey e Jardim das Perdizes. O Parque Nair Bello, em Itaquera, será entregue nos próximos dias.