Como um único raio foi capaz de matar 34 vacas no Colorado (EUA)

Por Redação

A tragédia oferece lições importantes para quem passa muito tempo no outdoor. Foto: Shutterstock.

O céu ficou branco, e em um único instante, todo o rebanho caiu morto. O mesmo aconteceu com seu cuidador. Mike Morgan, um experiente fazendeiro do Colorado (EUA), estava alimentando seu gado no momento da descarga no sábado, 25 de maio, e não sobreviveu.

Embora esses tipos de incidentes de vítimas em massa induzidos por raios sejam relativamente comuns, essa tragédia foi a primeira do gênero no Colorado.

Veja também
+ Tudo o que você precisa saber sobre o perigo de raios no outdoor
+ No Dia Mundial da Bike, o luto pela morte de Lais Saes
+ Montanhistas acusam Nims Purja de abuso sexual em entrevista ao NYT

Morgan estava em pé na parte de trás de um trailer, e o gado se agrupou ao redor dele para se alimentar. A proximidade dos animais provavelmente os tornou particularmente vulneráveis. A esposa de Morgan estava levando cavalos para o trailer na hora, enquanto seu pai dirigia o trator do trailer. Ambos não ficaram feridos.

George Crocket, um médico legista local, disse ao Colorado Sun que foi a pior descarga de raios que ele já havia visto na área. “Já vi cavalos serem mortos, mas geralmente é um de cada vez”, disse ele.

Como um único raio pode tirar tantas vidas?

Esta não é a primeira vez que uma descarga de raios derruba instantaneamente um rebanho inteiro. Na verdade, os raios são responsáveis por cerca de 80% das mortes acidentais de gado, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.

“Não é incomum que um grande grupo de animais seja abatido por raios”, disse Steven Clark, presidente do Lightning Data Center no Hospital St. Anthony de Lakewood, em um comunicado recente. “Na maioria das vezes, será uma corrente de terra. Em outras palavras, o raio atingirá um objeto na terra, e a corrente fluirá pelo solo e matará os animais.”

Correntes de terra ocorrem quando o raio atinge a paisagem e continua a viajar pela superfície da terra. Como os corpos humanos e animais conduzem eletricidade melhor do que o solo, os raios tendem a viajar através de seus corpos em vez do solo sempre que possível.

Animais de fazenda, como vacas, estão entre os mais prováveis de serem afetados. Por um lado, eles têm quatro patas. Essa orientação significa que uma corrente pode viajar pelo solo, subir pelas patas dianteiras da criatura e descer pelas patas traseiras. Ao longo do caminho, a corrente elétrica deve passar pelo coração do animal.

As vacas também tendem a se agrupar, o que aumenta as chances de que um raio fluindo pelo solo consiga atingir vários animais antes que a carga elétrica tenha tempo de se dispersar e enfraquecer.

Mortes de gado induzidas por raios nem sempre são relatadas. Mas os relatórios que chegam geralmente incluem de 10 a 30 animais. Às vezes, os casos são ainda mais extremos. Em 2016, um rebanho de mais de 300 renas provavelmente perdeu a vida devido a raios na Noruega. Como os raios geralmente atingem a terra em vez de um alvo específico, a corrente de terra foi provavelmente a causa.

Qual a lição para os trekkeiros

Trabalhadores agrícolas – incluindo fazendeiros, trabalhadores migrantes e trabalhadores de campo – são mais vulneráveis a raios do que quase qualquer outra população no planeta. Isso é especialmente verdadeiro em áreas do mundo onde há pouco ou nenhum abrigo contra tempestades. Embora o incidente no Colorado seja um lembrete sóbrio dos perigos que os trabalhadores rurais enfrentam, também traz algumas lições importantes para os entusiastas de atividades ao ar livre.

Os trekkeiros muitas vezes são informados de que estão seguros contra raios desde que não estejam em uma linha de cume. Esse é um dos muitos mitos persistentes sobre raios. Este raio ocorreu em terreno plano – um lembrete de que nenhum lugar ao ar livre é completamente seguro durante uma tempestade. O raio também aconteceu em uma tarde de verão – um horário notório para tempestades nas Montanhas Rochosas. Esse crítico período das 12:00 às 16:00 horas é quando 70% das descargas de raios lesivas ocorrem no Colorado.

Outra lição é o perigo das descargas de terra em oposição às descargas diretas. Neste caso, o raio provavelmente não atingiu a cabeça de Morgan. Em vez disso, uma corrente de terra foi a provável culpada pelas mortes. As correntes de terra são difíceis de prever ou controlar e, no entanto, são responsáveis por 50 a 55% das mortes e ferimentos causados por raios. Portanto, só porque você não está ao lado de um objeto alto, não significa que você está seguro.

As descargas de raios matam apenas cerca de 10% das pessoas atingidas. Ainda assim, sobreviver a um raio muitas vezes vem com seus próprios desafios. Portanto, se você ouvir ou ver uma tempestade chegando, faça o possível para sair do aberto e procurar abrigo sob árvores o mais rápido possível. E lembre-se, a única maneira de garantir a segurança é se abrigar em um edifício com paredes rígidas ou em um veículo.