Atual campeã olímpica, a queniana Peres Jepchirchir quebrou o recorde mundial da maratona na categoria somente para mulheres ao vencer a 44ª Maratona de Londres (Inglaterra) no último domingo (21).

A atleta de 30 anos de idade se distanciou nos 300 metros finais em um sprint, cruzando a linha de chegada em frente ao Palácio de Buckingham em 2h16min16s, quebrando a marca de Mary Keitany de 2h17min01s estabelecida em uma corrida só para mulheres no evento de Londres de 2017.

Veja também
+ 6 maneiras significativas de comemorar o Dia da Terra
+ Natação é a grande novidade na segunda etapa do Rocky Mountain Games 2024
+ Como lidar com a dor no tornozelo durante a corrida

“Estou muito feliz pela vitória”, comemorou a campeã. “Eu não esperava bater um recorde mundial – eu sabia que ele poderia ser batido, mas não esperava que fosse eu, pois conhecia a história e sabia que as adversárias eram fortes. Mas hoje eu me superei e estabeleci um recorde pessoal.”

Tigst Assefa, da Etiópia, que completou a Maratona de Berlim (Alemanha) em setembro em 2h11min53s (estabelecendo um recorde mundial para mulheres em uma corrida ao lado de corredores homens) cruzou em segundo lugar neste domingo com 2h16min23s.

Joyciline Jepkosgei, do Quênia, a vencedora da Maratona de Londres em 2021, foi a terceira com 2h16min24s.