Quem é Oscar Onley? Jonas Vingegaard provavelmente estava pensando o mesmo quando o ciclista escocês de 19 anos se destacou ao quase superar o campeão do Tour de France 2022 duas vezes em três dias na semana passada.
+ Vídeo mostra caso de agressão de Mathieu van der Poel a menores na Austrália
+ Como Jonas Vingegaard controlou o medo e a ansiedade para vencer o Tour de France
O piloto do esquadrão de desenvolvimento da DSM, Onley, emergiu das sombras e levou Vingegaard ao limite na CRO Race, antiga Tour da Croácia, na semana passada.
A sensação escocesa trouxe a camisa amarela reinante para a linha de chegada em dois dos topos da colina da Croácia para marcar dois segundos lugares e levar para casa a melhor camisa de jovem piloto.
“Terminando uma semana legal na Croácia com o terceiro lugar no GC. Muito obrigado à equipe DSM pela oportunidade e a todo o time por todo o trabalho desta semana”, escreveu Onley no domingo.
Oscar Onley estava à margem das categorias de base há algum tempo, mas disparou para o centro na Croácia.
Um top 10 no “Baby Giro” deste ano e pódio atrás dos atuais e futuros pilotos da Ineos Grenadiers Leo Hayter e Ben Turner no TT nacional britânico no ano passado viram a promessa do DSM devo star show.
Seu surgimento inesperado na Croácia deixou Vingegaard pressionado a cada pedalada, já que o talento de 19 anos colocou o dinamarquês em apuros em dois sprints disputados.
“Foi uma briga “mano a mano” pela vitória na última subida, e Oscar poderia mais uma vez buscar a vitória e lutar contra o vencedor do Tour de France”, disse o técnico da DSM, Wilbert Broekhuizen, após o segundo quase acidente no sábado. “Ele estava muito perto disso, então ele está um pouco desapontado por não ter conseguido vencer a etapa, mas ainda é um resultado muito bom.”
Ver essa foto no Instagram
Onley seguiu um caminho experimentado, testado e aprovado por pilotos britânicos de sua geração.
Depois de pedalar pela Escócia desde os 10 anos, Oscar Onley recebeu financiamento da Rayner Foundation, uma instituição de caridade britânica dedicada a apoiar novas estrelas.
Aos 17 anos, ele se mudou para a Europa, andou com a equipe de alimentação Van Rysel-AG2R La Mondiale e decidiu que poderia ser sensato aprender francês. A DSM comprou o Scot em 2021 e agora ele deve permanecer na equipe do nível Conti até 2023.
“Acho que o caminho do GC é o que a equipe e eu estamos tomando com meu desenvolvimento”, disse Onley à U23 Cycling Zone há alguns meses.
“Meu TT não é o pior, posso TT bem se o curso me agrada. Devo dizer que, no futuro, gostaria de me concentrar no meu TT e em subidas mais longas, em vez dos esforços curtos e fortes nas Ardenas.”
Lembre-se desse nome. A Croácia poderia ter esculpido um novo diamante.