Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Há algum tempo, chegar aos 40 ou 50 anos era sinônimo de comorbidades e a sensação de “já não tenho mais idade pra isso”. Só que a realidade agora é outra. Se na década de 1940 a expectativa de vida do brasileiro era de, aproximadamente, 45 anos, hoje ela ultrapassa os 76, segundo dados do IBGE divulgados em novembro de 2020. A melhor parte é que temos ao nosso alcance ferramentas para envelhecer com energia e muita saúde. Aqui, te dou algumas dicas para viver mais com saúde e muita energia.
4 dicas para viver mais e melhor
Em sua apresentação no TEDx Talks, em maio de 2018, Abílio Diniz diz que começou a fazer 80 anos aos 29 anos. É isso, embora a sensação de idade possa ser diferente de pessoa para pessoa, o nosso corpo, naturalmente, passa por um processo de envelhecimento e cabe a nós cuidar dele para que isso aconteça da melhor forma possível – quem sabe até mais lentamente.
Alimente-se bem
Um estudo publicado na British Medical Journal mostrou que o alto consumo de frutas e vegetais está associada ao menor risco de mortalidade de diversas causas, sobretudo doenças cardíacas.
Consumir proteína também é fundamental, afinal, podemos perder até 40% de massa corporal entre os 20 e 80 anos. Só que os músculos são essenciais para a sustentação do corpo – e, inclusive, para a saúde do coração.
Para viver mais: Mantenha uma vida ativa
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em outubro deste ano, constataram que a obesidade em pessoas com 20 anos ou mais aumentou significativamente, passando de 12,2% em 2003 para 26,8% em 2019. Entre os 25 e 39 anos a situação é ainda mais complicado, o excesso de peso vai além dos 50%.
Acontece que a obesidade está diretamente ligada a diversas doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Além de ser responsável por problemas como artrose e artrite.
Não apenas a alimentação, como também o sedentarismo tem parcela de responsabilidade nesse caso e devemos lembrar da força do hábito! Por isso, para combater esse risco, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada (ou 75 minutos de atividade física intensa) por semana.
E são muitas as descobertas dos benefícios da atividade física para a longevidade. Segundo uma publicação no Journal of Strength and Conditioning Research, exercícios que aumentam a resistência muscular podem ajudar os idosos a preservar sua independência e qualidade de vida e ainda prevenir a perda de massa e força muscular e a vulnerabilidade física
Durma bem
Recentemente, publiquei um artigo aqui na Go Outside falando da importância de um sono reparador. De fato, dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo e a recuperação celular. Inclusive, estudos dão conta de que o sono inadequado está ligado a doenças relacionadas à idade, como hipertensão e diabetes.
Cuide da saúde mental
Evite conferir e-mails de trabalho nas horas de lazer ou elaborar projetos profissionais no final de semana. Trabalhar é sim muito importante e você deve estar 100% dedicado às suas funções durante a sua jornada de trabalho. Mas, da mesma forma, é fundamental estar 100% comprometido com a sua saúde mental.
Além de piorar a qualidade do sono, o estresse também pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Por isso, procure atividades que te deem prazer, leia um livro, faça novas trilhas ou dedique alguns minutinhos do seu dia à meditação.
Conclusão para viver mais e melhor
Por mais que a idade possa não significar tanto quando falamos em personalidade e modo de ver a vida, o nosso corpo segue o seu ciclo natural de envelhecimento. No entanto, hoje, mais do que nunca, estamos munidos das mais diversas ferramentas para ter muita qualidade de vida, mesmo com o passar dos anos. Com atividade física, uma alimentação equilibrada, sono de qualidade e saúde mental em dia, os 40 podem ser ainda melhor que os 30 e os 50 ainda melhor que os 40. Vai por mim!
*Bianca Vilela é Mestre em Fisiologia do Exercício, Palestrante e Especialista em Saúde no Trabalho. Na Go Outside fala sobresaúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial