Para os paraquedistas, “a porta do avião é o portal para outra dimensão”. O documentário Quase Passarinhos, de Vinícius Fonseca, é praticamente um estudo de caso sobre esta afirmação.
Em 20 minutos, o paraquedismo e suas vertentes ganham voz através de alguns de seus praticantes mais apaixonados e fieis.
“Big-way”, por exemplo, é a formação durante o salto em que rola uma energia indescritível para quem está no ar, em queda-livre, e é um espetáculo para quem assiste do solo.
Treinamento, evolução de técnicas, manobras com professores graduados, funcionamento de túnel de vento são outros assuntos abordados nesta produção, que é uma espécie de grande reportagem e pode facilmente te fazer querer experimentar a sensação que é pular de um avião.
O salto nível 8 é o derradeiro de um curso de paraquedismo. Nele, o aluno abandona a aeronave sozinho, a seis mil pés, estabiliza a queda-livre, comanda o paraquedas, navega e pousa em uma área pré-determinada – e de preferência sem auxílio de rádio. É mostrando essa etapa final, com emoção e senso de humor, que o filme termina — e é quase uma deixa para você experimentar o paraquedismo.
https://www.youtube.com/watch?v=K_xp_iWg4JY