Quando usar a esteira ao treinar para uma corrida?

Quando usar a esteira ao treinar para uma corrida? | Go Outside
Foto: Shutterstock

Decidir correr uma meia ou uma maratona exige uma rotina séria de treinos – mas isso você já sabe. No entanto, muitos corredores não sabem ao certo quando devem usar a esteira ao treinar para uma corrida específica. Saiba como equilibrar seus treinos:

+ Planilha de corrida para meia maratona de 12 semanas
+ 6 planilhas de treinos de corrida na esteira

A corrida na esteira e a de rua não são exatamente iguais. Ao treinar para uma meia maratona, por exemplo, o objetivo é simular as condições da prova, como mudanças de elevação, condições climáticas e hora de início – o que não é totalmente possível com a esteira.

A diferença entre correr na esteira e correr na rua

Em primeiro lugar, as exigências energéticas da corrida em esteira são menores do que as de correr na rua. Uma razão para essa menor demanda de energia é que a esteira atua com a taxa de rotatividade da perna, facilitando um pouco a sua execução. Devido a essa assistência, os corredores geralmente acham que o ritmo de corrida na esteira parece mais rápido do que o ritmo de corrida ao ar livre.

+ Planilha de corrida de 12 semanas para iniciantes

Juntamente com as diferenças de ritmo, a corrida dentro e fora da esteira é muitas vezes diferente. Idealmente, você deve treinar os músculos específicos e todas as suas fibras da mesma maneira que você vai usá-los na corrida. Além disso, ao ar livre pode haver obstáculos, como calçadas, por isso é melhor estar preparado.

Preparação do corpo

Outra diferença entre a corrida em esteira e a corrida na rua é a quantidade de condicionamento exigido dos tecidos moles – músculos, tendões, ligamentos, tecido conectivo e fáscia do corpo. Pode parecer óbvio, mas é bom saber que há uma diferença porque a estrada é uma superfície mais dura do que a esteira. A base que a esteira dá quando seus pés a tocam, por mais difícil que pareça, é mais suave que o pavimento.

O tecido mole do corpo responde a essa resistência endurecendo. Uma vez que a corrida em estrada aumenta a resistência, o tecido mole se adapta, ou “endurece”, em maior grau do que quando se está correndo na esteira. Este processo de condicionamento é um pouco semelhante aos calos que desenvolvemos em nossas mãos ou pés de uso frequente.

+ 4 treinos na esteira para todos os níveis de corredores

Outro fator importante é adaptar-se a condições climáticas externas, como calor, umidade, vento, chuva ou frio. E corre na rua é a única maneira de se acostumar a correr ao ar livre em condições climáticas semelhantes à sua corrida.

Quando usar a esteira ao treinar para uma corrida?

A corrida em esteira é uma ferramenta de treinamento importante e não deve ser descartada. O importante é saber quando usá-la ao treinar para uma prova de rua. Veja como fazer esses treinos:

  • Mude aos poucos: se você só treina na esteira, comece gradualmente a levar alguns de seus treinos para a rua. Continue seu regime de esteira atual, mas comece a fazer uma ou duas corridas mais curtas na rua a cada semana;
  • Aumente sua quilometragem na rua: faça isso a cada 3 semanas até o ponto em que você mudou cerca de metade de sua quilometram semanal para o ar livre, incluindo o seu longão semanal;
  • Aumente a inclinação da esteira: aumente de 1 a 2% para simular melhor as demandas de energia da corrida ao ar livre e adaptar seus músculos.

+ O que comer no pré-treino de manhã?