O carnaval chegou ao fim e muitas pessoas aproveitam este momento para começar a prometida mudança de hábitos do novo novo. E é aí que muitos tentam fazer transformações bruscas projetando um resultado rápido, como as famosas dietas milagrosas de 7 dias. Mas será que isso funciona mesmo? Quanto tempo o seu corpo e sua mente levam para se transformar?
+ Hábitos saudáveis: 10 dicas fáceis que você realmente seguirá
+ 4 hábitos comuns que estão dificultando seu emagrecimento
+ Dormir emagrece? 6 hábitos de sono que te ajudam a emagrecer
Fazer uma mudança visível e duradoura no corpo é algo que exige não só disposição, mas também consciência. Jeremy Dean, autor de Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick (em tradução livre, “Criando e Quebrando Hábitos: Porque Fazemos Algumas Coisas, Porque Não Fazemos Outras e Como Fazer Com que Qualquer Mudança Permaneça”) estudou os mecanismos cerebrais responsáveis por automatizar comportamentos e chegou em uma média interessante: 21 dias.
Esse número varia de pessoa para pessoa e, claro, do hábito que se propõe a criar. Quanto mais complexa a tarefa, mais tempo será necessário para incluí-la na rotina. É por isso que as dietas super agressivas não funcionam: quando não damos ao corpo e à mente o tempo que eles precisam para mudar, nenhuma mudança dura. Aqueles quilinhos que foram embora voltam rapidinho.
Veja: em cerca de um mês de exercícios e alimentação saudável a maioria das pessoas já começa a ver a diferença no tônus muscular e nas medidas em geral. Mas uma mudança visível, daquelas que fazem as pessoas te perguntarem se você está malhando, demora 3 meses.