Foi um recorde de 885 pessoas no topo do Everest em maio

Por Redação

Como esperado, houve um número recorde de ascensões no Monte Everest nesta temporada. Os números oficiais de pessoas que chegaram ao cume no período de maio deste ano foram divulgados. De acordo com o governo do Nepal e da China, 885 pessoas chegaram ao topo da montanha. O número ultrapassou o total do ano passado, de 807.

Antes da temporada de escalada, já havia sido informado que mais de 1.100 autorizações foram concedidas para escalar o Everest durante a primavera. Este ano foi marcado por fotos e vídeos da montanha lotada e com multidões nas rotas para o cume.

+ Everest: “Vi mortos no caminho e tentei resgatar um alpinista”, diz brasileiro que esteve nesta temporada
+ Dois brasileiros chegaram ao cume do Everest em 2019

Infelizmente, houve 11 mortes por várias razões. Alguns dos alpinistas morreram na subida devido à altitude e alguns que caíram na descida. As causas exatas das mortes geraram debate, com alguns dizendo que os engarrafamentos tiveram um papel importante em algumas dessas mortes, enquanto outros culpam os alpinistas inexperientes, os operadores de expedição mal organizados e outras variáveis.

Segundo relatos, 644 pessoas chegaram ao topo do lado nepalês da montanha, enquanto 241 saíram do lado norte do Tibete. Autoridades na China dizem que esse número é na verdade três a menos que no ano passado, já que o governo quer limitar o acesso à montanha até certo ponto. O maior número de cumes foi dos Estados Unidos, embora também houvesse consideráveis ​​da Índia e da China. O crescimento do número de escaladores que chegam ao Everest nos últimos anos tem sido principalmente desses dois países.