No total, são 11.241 km, e até onde sabemos, ninguém jamais fez isso

Por Redação

Saber qual é a rota terrestre mais longa em linha reta do planeta parece ser uma questão simples de resolver, mas não é. Foi necessário um físico, um engenheiro e tecnologia computacional para descobrir o trajeto.

Um cálculo feito pelo físico Rohan Chabukswar e pelo engenheiro Kushal Mukherjee, determinou uma rota que abrange dois continentes e 15 países. Começando na China, atravessa a Mongólia, Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Polônia e República Tcheca. Em seguida, atravessa a Europa Ocidental via Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Suíça, França e Espanha, antes de finalmente terminar no sul de Portugal.

No total, são 11.241 km, e até onde sabemos, ninguém jamais fez isso. A rota aparece como um arco em um mapa bidimensional devido à curvatura da Terra, mas na verdade é uma linha perfeitamente reta.

A questão sobre a maior rota em linha reta surgiu em 2012, após um usuário do Reddit levantar a questão ao publicar um mapa mostrando a linha reta mais longa que pode ser navegada sem atingir a terra. Este post gerou debates sobre a maior distância em linha reta que poderia ser percorrida. Intrigados, Chabukswar e Mukherjee tentaram encontrar a resposta.

De fato, são milhões de rota possíveis, mas com um algoritmo de computador os dois especialistas publicaram um trabalho intitulado “Caminhos de linha reta mais longos na água ou na Terra”. Como o título indica, eles também analisaram a mais longa rota de navegação em linha reta.

Chabukswar e Mukherjee definem sua rota terrestre como “dirigível”, mas existem problemas. A rota não considera terrenos, rios, montanhas ou outros obstáculos, então qualquer pessoa ambiciosa o suficiente para fazer isso provavelmente vai esbarrar em alguns obstáculos.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo