Quais são os melhores suplementos esportivos para mulheres?

Quais são os melhores suplementos esportivos para mulheres?
Foto: Shutterstock

Os atletas estão sempre procurando métodos para melhorar seu desempenho, e tentar um suplemento nutricional é um passo natural para essa melhora. Atletas masculinos e femininos podem estar dispostos a tomar suplementos nutricionais esportivos que prometem maior tempo de fadiga, melhora na força ou diminuição da composição corporal.

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Pesquisas em atletas universitárias sugerem que mais da metade (65,4%) está usando suplementos esportivos tradicionais (simples e multivitamínicos/minerais) ou não tradicionais (ervas, plantas e outro biológicos e nutrientes) pelo menos uma vez por mês.

No entanto, a pesquisa sobre a segurança e eficácia dos suplementos esportivos incluiu uma representação feminina adequada como participantes do estudo? Pelo menos um artigo recente está dizendo “não tanto”.

Por trás do estudo

As mulheres são complexas (em vários níveis), o que certamente não é surpresa para quem lê este artigo. Ao focar especificamente na fisiologia, as mulheres diferem dos homens em sistemas hormonais, características estruturais e muitos outros processos que afetam os resultados do desempenho esportivo – incluindo metabolismo, microbiomas, hidratação, termorregulação e diferenças biomecânicas.

A contabilização dessas áreas requer tempo, energia e despesas adicionais associadas à metodologia de pesquisa, levando menos pesquisadores a utilizar projetos de sexo duplo ou somente para mulheres. Como resultado, pesquisas anteriores descobriram que as mulheres são participantes do estudo em apenas 4-13% dos estudos. As recomendações do profissional baseadas em evidências baseiam-se na ideia de que os estudos têm a capacidade de ser reproduzidos, transferidos e aplicados à cliente do sexo feminino sentada em seu consultório.

No entanto, se as mulheres não estiverem representadas nesses estudos, pode ser difícil, se não impossível, desenvolver protocolos atuais de suplementação de melhores práticas que beneficiem a atleta feminina.

O estudo atual

Para estudar como essa falta de representação feminina nas participantes do estudo se desenvolve com os suplementos, foi desenvolvido um protocolo de auditoria para orientar a avaliação das participantes do estudo do sexo feminino. Seis suplementos de desempenho foram analisados: cafeína, creatina, glicerol, nitrato/suco de beterraba e bicarbonato de sódio.

Quando os artigos finais que atenderam aos critérios para os seis suplementos identificados foram incluídos, 1.826 estudos com 34.889 participantes revelaram que apenas 23% dos participantes eram mulheres. Nesta mesma linha, apenas 34% dos estudos incluíram pelo menos uma mulher como participante. Estudos exclusivos para mulheres eram quase inexistentes. Embora esses números possam parecer preocupantes para as mulheres que procuram confiar nas evidências desses seis suplementos e praticar exercícios com eles, a boa notícia foi que os estudos apenas para mulheres tiveram um aumento nos oito anos anteriores. No entanto, mesmo com esse aumento, os estudos apenas do sexo masculino (59-77%) são aproximadamente nove vezes maiores do que as do sexo feminino.

Vários mecanismos, incluindo ativação muscular alterada, metabolismo do substrato e termorregulação, foram propostos para mudar ao longo do ciclo menstrual, todos os quais poderiam alterar os resultados potenciais do desempenho ao testar um suplemento esportivo.

Pesquisar sugeriu que maior força e poder podem ser exibidos quando a progesterona é menor durante a fase folicular tardia (enquanto o estrogênio atinge o pico). Essas alterações na concentração de hormônios sexuais podem permitir mudanças na produção de força, impactando na força e potência muscular, duas importantes áreas de teste para suplementos esportivos. As flutuações hormonais ao longo do mês, sem dúvida, dificultam o estudo das mulheres, pois isso requer tanto a classificação do estado menstrual (duração normal ou anormal do ciclo) quanto o controle metodológico.

Enquanto um total de 614 estudos incluíram participantes do sexo feminino, 86% não tentaram classificar o ciclo menstrual dos participantes, tornando impossível saber onde eles estavam em seu ciclo. Além disso, 99,5% envolveram desenho metodológico inadequado abordando a categoria de fase e padronização do estado menstrual. A falta de inclusão do status menstrual pode levar a variações substanciais nos resultados dos suplementos examinados. Em essência, isso sugere que a pesquisa atual não tem a capacidade de explicar as diferentes características menstruais, tornando mais desafiador fornecer recomendações significativas e confiáveis para atletas do sexo feminino sobre os suplementos examinados.

Resultados de saúde vs. desempenho

Nenhum suplemento vale a pena tomar se não for seguro ou não melhorar ou manter a saúde geral. Considerando um design exclusivo para mulheres, as pesquisas sobre esses suplementos foram predominantemente focadas em sua capacidade de melhorar o desempenho. No entanto, absolutamente nenhum estudo examinou os resultados de saúde. Esses números são preocupantes, considerando que um atleta nunca deve considerar um suplemento sem olhar para a preservação da saúde geral.

A linga de fundo

Um desenho de estudo perfeito que considere cada variação individual é impossível na pesquisa. É um desafio obter uma representação igual dos tipos de participação por vários motivos, alguns dos quais estão fora do controle do pesquisador. No entanto, considerando que os suplementos são atualmente recomendados por grupos de especialistas como produtos seguros e eficazes baseados em evidências, as participantes do sexo feminino devem ser representadas em números mais significativos em pesquisas de alta qualidade.

Especialistas em ciências do esporte com conhecimento da fisiologia feminina devem assumir a liderança para adaptar projetos experimentais usando técnicas padrão-ouro para essas considerações específicas de mulheres, incluindo o ciclo menstrual, para desenvolver diretrizes baseadas em evidências para nutricionistas esportivos, treinadores e atletas do sexo feminino. Como triatletas que tomam esses suplementos, é essencial considerar que as evidências atuais geralmente são extrapoladas para mulheres e continuam a apoiar as empresas e instituições de pesquisa, garantindo que as mulheres sejam incluídas nesses projetos.

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