Viagens de van são o sonho de muita gente ao redor do mundo, ainda mais se puderem ser sustentáveis e eco-friendly.

Largar a rotina em uma cidade, deixar empregos fixos para trás e viver aventuras na estradas se tornou um objetivo a ser alcançado por quem ama a vida outdoor — e essas viagens ainda podem ser tornar expedições que protegem o meio ambiente!

+ Um dia de vida na van

A chamada “vanlife” (vida na van) de fato polui e gasta menos, porém nem por isso viagens de van não podem melhorar e se tornar ainda mais amigas da natureza.

Pensando nisso, um casal de viajantes criou o projeto Responsible Vanlife, para atrair mais adeptos a viagens de van sustentáveis.

O interior da van “Wizard”, do casal Josy e Nathen (Foto: Reprodução)

“Be the change even on the road” (Seja a mudança, mesmo na estrada) é o lema do projeto, cuja conta do Instagram é um dos canais para incentivar a comunidade de viajantes, que compartilham suas experiências.

+ O melhor da vida na van

Em um dos posts, por exemplo, a dupla de criadores do Responsible Vanlife, o casal de namorados Josy e Nathen, ensinam como reutilizar ziplocks que acabam adquirindo ao comprar granola, pães e outras comidinhas de feiras locais por onde passam.

Para eles, as atitudes do dia a dia podem se tornar naturalmente sustentáveis, basta prestar atenção a nossas escolhas.

Há post conscientizando sobre o problema do uso de papel higiênico que não se decompõe em trilhas selvagens, além de muitos outros mostrando a vida de viajantes semelhantes que fazem de suas rotinas na estrada expedições bem sustentáveis.

Os dois se conheceram na casa de amigos em comum, em Portugal, em 2018. Nathen passou a maior parte da vida viajando, primeiramente com os pais e, depois, sozinho.

Josy cresceu na Dinamarca e mudou radicalmente seus objetivos e sonhos após duas cirurgias para retirada de tumores cerebrais.

Paisagens vistas pelo casal a bordo de sua van (Foto: Reprodução)

A dupla tem uma produtora de vídeos, e o trabalho de filmagem já os levou para lugares como Argélia e Nova Zelândia.