Correr embaixo do sol pode ser maravilhoso, o dia é lindo e há algo sobre terminar uma corrida coberto de suor que faz você sentir que realmente se esforçou. Mas se você não tomar cuidado, todo esse calor, umidade e sal também podem causar estragos e causar problemas de pele. Aqui está como você pode se proteger de alguns problemas comuns de pele em corredores, sem sacrificar seu tempo ao ar livre.
+ Aprenda a proteger sua pele durante atividades ao ar livre no inverno
+ 9 fatos que você precisa saber sobre o câncer de pele
5 problemas de pele comuns em corredores e como solucioná-los
1. Queimaduras de sol
Solução: Foque na prevenção – FPS é seu amigo
Sabemos que você já ouviu isso um milhão de vezes, mas é importante repetir: protetor solar é indispensável para corredores, mesmo em dias nublados. “Quando você vai suar, o segredo é obter uma fórmula resistente à água que resista ao seu treino”, diz Noelle Sherber, uma dermatologista de Washington, D.C., nos Estados Unidos.
No mínimo, você precisa de um fator de proteção solar (FPS) 30 e uma designação de “amplo espectro” na embalagem, o que significa que protege contra os raios UVA e UVB. Sherber também procura uma combinação de filtros minerais e químicos, que tendem a ser mais confiáveis em termos de proteção.
Se você estiver em uma corrida longa, provavelmente precisará reaplicar. A maioria das embalagens de protetor solar dará uma estimativa (por exemplo, 80 minutos, embora duas horas devam ser o máximo). Dica profissional de Sherber: configure um alarme no seu telefone para garantir que você se lembre de quando precisa reaplicar.
2. Bolhas
Solução: Comece a proteger – e pare de estourar
Nada pode transformar uma boa corrida em um desastre como a dor aguda de uma bolha no pé, e as bolhas são particularmente comuns no clima quente. Segundo Brian Adams, dermatologista esportivo da Universidade de Cincinnati, nos EUA, a “receita perfeita para uma bolha é calor, umidade e fricção entre a pele e um objeto fixo”.
Para prevenir bolhas, use meias que absorvem a umidade, que fornecem uma barreira contra a fricção e mantêm a pele fresca e seca. Para proteção adicional, use um creme anti-assaduras.
Se uma bolha se formar, resista à tentação de estourá-la, o que pode criar uma infecção. Em vez disso, Sherber diz para cobrir a área com uma almofada de gel ou bandagem. “Tente não usar os mesmos sapatos quando tiver uma bolha”, diz Sherber. “A fricção contínua perpetuará a bolha e retardará a cicatrização.”
3. Assaduras
Solução: Cuide da sua pele
Você acabou de voltar de uma longa e quente corrida, e nada soa melhor do que um banho fresco. Então a água bate e – surpresa! – de repente você está todo ardendo.
Como as bolhas, as assaduras são resultado da fricção da pele, que piora quanto mais você sua.
Para evitar assaduras, invista em um bastão ou creme anti-assaduras. Como o protetor solar, aplique cedo e com frequência. Certifique-se de aplicar tanto em áreas onde a pele roça contra si mesma (coxas) quanto onde ela roça contra a roupa (sob o top, ao redor das cavas da camisa e na cintura dos shorts ou leggings).
Se você acabar com alguma dor, Barry Goldman, dermatologista de Nova York e corredor de maratona, sugere tratar com um creme de vitamina A e D vendido sem receita – também conhecido como pomada para assaduras de bebê.
4. Acne
Solução: Evite suor estagnado e amaciante de roupas
Às vezes parece que as corridas no sol vêm acompanhadas de surtos de acne. Mas enquanto o suor pode ser inevitável, diz Sherber, os poros entupidos não precisam ser.
Quando você voltar da sua corrida, lave o rosto imediatamente para remover qualquer bactéria. “Argila caulim e ácido salicílico são ingredientes que podem penetrar nos poros e eliminar a combinação de óleo, suor, sujeira e protetor solar que pode se acumular durante a corrida”, diz Sherber.
A acne também pode aparecer nas costas, ombros, peito e glúteos. Para combatê-la, use roupas que absorvem a umidade durante sua corrida e resista à tentação de relaxar depois com roupas suadas – jogue-as na máquina e você no chuveiro imediatamente. Sherber também recomenda evitar folhas de secador e amaciantes de roupas em sutiãs esportivos em particular. “Eles deixam uma película no tecido que pode penetrar nos poros quando você sua”, ela diz.
5. Picadas de insetos
Solução: Não esqueça o repelente
Assim como saímos mais de casa nos dias mais quentes, nossos vizinhos mosquitos nada amigáveis também. E é fácil esquecer (até depois), que você pode ser picado durante a corrida. E enquanto picadas de insetos geralmente não danificam sua pele, coçá-las até formar crostas pode.
Aplicar repelente antes de sair para correr – de preferência uma versão atlética ou esportiva que seja resistente ao suor – ajudará a evitar as picadas. Se você voltar para casa com picadas, a American Academy of Dermatology Association recomenda um creme ou pomada de hidrocortisona tópica ou um anti-histamínico oral para reduzir a coceira.