A Noruega obteve autorização para construir o que está sendo anunciado como o primeiro túnel para navios do mundo. O túnel é projetado para ajudar os navios a navegar no traiçoeiro mar de Stadhavet.

Anunciado pela primeira vez há alguns anos pela administração costeira norueguesa, este túnel de 1,6 km de comprimento e 40 metros de largura vai cavar através da península montanhosa de Stadhavet, no noroeste da Noruega.

A construção do túnel para navios custará algo em torno de US$ 330 milhões e levará entre três a quatro anos, com a construção prevista para começar em 2022.

“É um projeto planejado há décadas. Portanto, é muito agradável finalmente poder começar as obras em um ano”, disse o gerente de projeto temporário Terje Andreassen da Administração Costeira da Noruega à CNN Travel.

No momento, os navios que navegam nos arredores de Stadhavet são frequentemente afetados por marés violentas e mau tempo.

“O litoral fora daquela península é a área mais tempestuosa da Noruega, com os furacões”, diz Andreassen. “Você consegue muitas correntes estranhas aqui.”

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Às vezes, os navios têm que esperar dias no porto mais próximo para que as condições meteorológicas melhorem.

Mas dentro do túnel, o clima e a maré não devem afetar o trânsito.

Tornar as viagens de navio mais seguras e suaves pode levar a um serviço de balsa de alta velocidade, sugere Andreassen. Para ele a construção do túnel também vai fortalecer as atividades industriais e comerciais da região.

A Administração Costeira norueguesa observa que, embora outros túneis possam acomodar pequenos barcos e barcaças, nenhuma outra passagem subterrânea foi construída para servir navios de grande porte.

O túnel do navio em Stadhavet passará pelo ponto mais estreito da península de Stadhavet, o que torna o empreendimento mais factível, já que o túnel não será tão longo.

A entrada no túnel será controlada por um sistema de semáforos.

O plano é que a escavação ocorra por meio de plataformas de perfuração subterrâneas e plataformas de paletes. A construção do túnel provavelmente envolverá a remoção de alguns edifícios – e cerca de três milhões de metros cúbicos de rocha.







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